TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sexta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.



Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Positive Management - Aplicando a Psicologia Positiva para Team Building
Ari do Amaral Torres Filho

Quando focamos em procurar problemas e fraquezas, teremos mais problemas e fraquezas. A psicologia positiva e o Gallup (https://www.gallupstrengthscenter.com) colocam que se queremos melhores resultados devemos estudar e desenvolver o que há de melhor. Mostraremos como utilizamos a psicologia positiva e gameficação para acelerar resultados em alguns times ágeis, apresentando as 34 forças do gallup e de como desenvolver um novo mindset focado em desenvolver o que há de melhor em nós mesmos e nas pessoas que trabalham e convivem ao nosso redor! Sabendo quais são seus pontos fortes e conhecendo os pontos fortes das pessoas no time, aumentamos a eficácia dos seus resultados e do time.

11:10 às 12:00 Análise Forense de mensagens em rede social - O que podemos saber de voce por meio de PLN e ML?
Ahirton Lopes

Com o rápido crescimento das mídias sociais nos últimos anos, tem havido um crescente interesse na caracterização automática, ou criação de perfis, dos usuários com base no conteúdo informal que eles geram. No entanto, informações como sexo e idade, ainda não são geralmente necessárias ao criar uma conta nas mídias sociais. Nesse contexto, a rotulação de usuários em categorias demográficas, como idade, etnia, origem e raça, preferências políticas, personalidade e expressão de gênero, tem recebido grande atenção, especialmente com base em conteúdo textual não estruturado. O que dá pra saber a partir de mensagens anônimas se usando PLN e ML? Em que essa informação pode ser usada?

12:10 às 13:00 Introdução a Service Mesh com Istio
Jonh Wendell

No mundo dos micro serviços, a comunicação entre eles pode se tornar mais um fator de complicação, tanto para os sysadmins, que precisam gerenciar essa comunicação, como para os desenvolvedores, que as vezes precisam adaptar o código para lidar com "coisas" de rede, que não fazem parte do negócio da aplicação.

Istio torna a comunicação entre os micro-serviços (servive mesh) uma tarefa mais fácil de gerenciar, do ponto de vista dos sysadmins, e, do ponto de vista dos desenvolvedores, tira a complexidade da aplicação de ter que lidar com problemas de rede, como Circuit Breakers, Retries, Load Balacing, etc.

13:10 às 14:00 Git muito além do controle de versão, uma alternativa para armazenamento de dados
Alexandre Porcelli

É difícil de encontrar um desenvolvedor ou projeto que não utilize Git. Não há a menor dúvida que essa poderosa ferramenta virou a queridinha da comunidade, pois além de ser extremamente poderosa, ainda conta com um ecossistema rico como por exemplo a rede social GitHub. Mas será que podemos tirar ainda mais vantagens desta poderosa e flexível ferramenta? Sim, podemos? e como podemos! Você sabia que o Git pode ser utilizado de diversas outras maneiras, entre elas como um banco noSQL? Git suporta nativamente o modelo de chave-valor, hierárquico e documentos com suporte a versionamento. Nesta palestra vamos explorar os internals do Git e explorar como, na prática, a plataforma Drools & jBPM é

14:10 às 15:00 OpenStack Kolla - implementando o OpenStack em containers
Marcos Sungaila

O OpenStack é um ambiente complexo e precisa de grande atencão para implementar. Implementar uma estrutura de IaaS usando containers facilita o processo de integração entre os vários componentes da Cloud e permite maior controle sobre a parte que necessita ser personalizada para atender ao seu ambiente. Além dessas vantagens, o processo de upgrade de versão se torna bem mais simples e rápido de ser implementado.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como criar uma infraestrutura de teste na nuvem
Elder Moraes

Sabemos como é difícil manter um ambiente de teste atualizado. Conhecendo as ferramentas certas containers e seu serviço de nuvem preferido, você pode criar, atualizar e dimensionar facilmente ambientes de teste que estarão disponíveis para todos os níveis de teste. Assim, podemos manter nosso pipeline de teste consistente, ativo e em execução e não propenso a erros. Não espere muito tempo para encontrar um bug ou ver o tempo que seu aplicativo está pronto para implantar. Acelere o feedback com algumas ações básicas, contêineres e ferramentas. O plano é fazer isso com as ferramentas e práticas corretas mostrando um pipeline de implementação com validação de teste durante esse processo.

16:40 às 17:30 Levando a Performance de sua Web App a Sério
William Grasel

Aplicações Web estão crescendo cada vez mais em complexidade, fazendo muita coisa que até pouco tempo atrás só era possível em aplicativos nativos. Se bem otimizadas, nossas Web Apps podem carregar em poucos segundos mesmo nas piores conexões, algo que mesmo uma "Instant App" nativa jamais vai conseguir alcançar. Porém para que isso aconteça temos que entender de verdade o funcionamento da Web como plataforma, quais são as ferramentas e melhores práticas que estão disponíveis para garantir a performance de sua aplicação.

17:40 às 18:30 O fim do conto de fadas: o Design Sprint dos sonhos não existe.
Kamila Oliveira

Depois do boom do lançamento do livro Google Design Sprint, muitas empresas passaram a referenciar e fazer uso da metodologia como os ensinamentos dispostos na bíblia sagrada. Obviamente, inúmeros resultados positivos foram obtidos com a aplicação desses ensinamentos. O que não falam é que nem tudo são flores. Aplicar todo o método exatamente nos moldes descritos no manual é um grande desafio e muitas vezes falhamos por não querer enxergar que o contexto vivido pelos autores do livro é completamente diferente da realidade das empresas brasileiras. Essa palestra tem como objetivo compartilhar quedas, tombos e arranhões obtidos como aprendizado durante o processo de descoberta do DS ideal.

Como causar alto impacto social com Design Thinking
Leonardo Veri

O modelo mental inovador do Design Thinking, quando aplicado ao mundo dos negócios, torna-se elemento valiosíssimo ao criar soluções altamente empáticas que resolvam problemas reais de pessoas.

Porém é quando levamos esse mesmo modelo mental ao contexto de vulnerabilidade social é que vivenciamos o incrível potencial de impacto positivo e exponencial que o Design Thinker pode exercer no mundo.

Nessa palestra contarei os casos reais que pude experimentar e mostrar como você também pode transformar o mundo, começando pelo mundo à sua volta.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.


Palestrantes desta trilha

Marcos Sungaila
Marcos Sungaila
Oracle Brasil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial