TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Aprenda o estilo de vida Pythonico!

Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Nesta trilha, além de recursos da linguagem teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Muito mais que map, filter e reduce
Eduardo Mendes

A ideia dessa talk é transformar a mentalidade de que python é uma linguagem ruim para usar programação funcional. Vamos entender como funcionam as features e o que python pode nos proporcionar de melhor. Vale ressaltar que o objetivo de tudo não é vender programação funcional como o centro do universo, mas mostrar como mesclar conceitos declarativos para que você escreva um código mais simples e clean.

Não é magia, é tecnologia
Rafael Reimberg Lima

Trabalhando com testes unitários você provavelmente já usou mocks e disse: "Uau! Isso é muito mágico!".

Alterar o comportamento de objetos é muito legal, mas está bem longe de ser magia, então a proposta dessa palestra é explorar os conceitos e design patterns implementados pelos mocks e ressaltar os pontos fortes desse aspecto dinâmico de Python.

11:10 às 12:00 Mas Cadê as Oportunidades de Python? Elas estão na Comunidade e no PyJobs!
Vinicius Mesel

Muitas pessoas reclamam sobre a falta de oportunidades para programadores Python e quero provar que elas estão erradas. Há mais de 10 meses, eu lancei o PyJobs e com muito apoio da comunidade e das empresas, nós conseguimos atrair muitas vagas e oportunidades de trabalho para diversas pessoas que precisam. Nesta palestra irei mostrar como é o PyJobs, sua estrutura, as vagas que temos, quantas pessoas já se cadastraram e mais uma série de coisas que são interessantes.

Bibliotecas para fazer tudo em Python
Guilherme Lucas

Nessa apresentação, vou mostrar bibliotecas essenciais para os desenvolvedores Python conseguirem realizar atividades extremamente diversas usando a linguagem, seja desenvolvimento web, aplicações assíncronas, data science, etc...

Utilizando Python como ferramenta para o Ensino de Pensamento Computacional
Caroline Dantas

Nessa palestra vamos discutir como ensinar e aprender pensamento computacional utilizando python como ferramenta viabilizante. O pensamento computacional é imprescidível para resolução de problemas, sendo proposto como uma área de pesquisa em 2006, hoje cresce cada dia mais como ferramenta de ensino

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Python com qualidade - testes funcionais com Python e Selenium Webdriver
Robson Agapito Correa

Qualidade hoje é necessário para qualquer projeto, e regressão de testes de sistemas é essencial para que consigamos garantir a qualidade End-To-End de nossos sistemas. Uma das técnicas para se garantir a qualidade é a regressão dos testes, e uma ferramenta que nos ajuda muito nesta situação é o Selenium Webdriver, foco desta palestra. Durante esta palestra falarei um pouco sobre testes de sistemas e como podemos utilizar automação de testes unindo Python com Selenium Webdriver e garantindo a regressão dos testes funcionais para UI.

Tarefas distribuídas com Python e Celery
Alexandre Jacques

Duas das principais características do desenvolvimento de novas aplicações é a busca constante por performance e resilência. Uma das maneiras de se obter as duas coisas é fazer com que parte do trabalho da aplicação seja processado de maneira assíncrona e distribuída. O Celery para Python é isso: uma biblioteca especializada em execução distribuída baseada em filas. Nessa talk vamos ver como é fácil implementar soluções robustas e monitoradas e como é simples obter excelentes resultados com pouco código.

14:10 às 15:00 A definir
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Jornalismo de Dados: Programando a Democracia no Brasil
Álvaro Justen

Com a quantidade absurda de dados disponíveis hoje é praticamente impossível fazer uma matéria jornalística sem, no mínimo, utilizar uma planilha eletrônica e é por isso que programadores jornalistas e jornalistas programadores estão ganhando as redações do mundo inteiro. Nessa palestra Álvaro Justen mostrará matérias jornalísticas que foram feitas utilizando código, o estado dos dados abertos no Brasil e algumas ferramentas que vem desenvolvendo para tornar esses dados mais acessíveis a leigos, além de bases de dados que ele mesmo libertou de formatos ingratos e o portal Brasil.IO, que concentra diversas bases de dados públicas em formatos acessíveis.

16:40 às 17:30 Web crawling e scraping com Scrapy e Scrapy Cloud
Ana Carolina Lopes de Souza / Lidiane Mayra

Scrapy é um framework escrito em Python voltado para web crawling e web scraping. Esta ferramenta facilita a construção de spiders capazes de automatizar a indexação de páginas da web e realizar a extração de conteúdo através da raspagem de dados. Scrapy Cloud é uma plataforma criada e mantida pela Scrapinghub voltada para a execução de web crawlers em nuvem. Ao subir o projeto para o scrapy cloud, é possível agendar, acompanhar e gerenciar a execução das spiders. No Love Mondays, utilizamos estas tecnologias para reunir vagas de emprego de diversas fontes. Então, ao buscar uma vaga, nosso usuário tem acesso a um volumoso banco de informações sem a necessidade de visitar diferentes sites.

17:40 às 18:30 Como criar um chatbot em 10 minutos
Maíra Fernanda de Araújo Santana / Carolina Tozzi

O uso de chatbots tem sido bastante difundido em diferentes contextos - desde atendimento ao cliente a perfis de redes sociais. Usando uma biblioteca Python, iremos codificar - e explicar - como criar o seu próprio bot em pouco tempo. Além de apresentar algumas maneiras de como fazer o treinamento dele.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa que deseja aprender a programar!


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Álvaro Justen
Álvaro Justen
Pythonic Café
Ana Carolina Lopes de Souza
Ana Carolina Lopes de Souza
Love Mondays Brasil
Carolina Tozzi
Carolina Tozzi
ThoughtWorks
Eduardo Mendes
Eduardo Mendes
Unicamp/dieboldNixdorf
Rafael Reimberg Lima
Rafael Reimberg Lima
Mercado Bitcoin

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial