logo Intel

TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium Intel SEXTA Muito mais conteúdo disponível em Florianópolis com transmissão ao vivo

Mais uma edição do The Developer´s Conference que será realizada com a participação e patrocínio da Intel.

A Intel é patrocinadora do TDC Online permitindo que milhares de pessoas que não podem ir até Florianópolis possam aproveitar o conteúdo incrível do evento através da transmissão ao vivo de todas as palestras da Trilha Stadium!

Mas, não é só isto...

Além da Trilha Stadium teremos mais uma Sala Intel com uma seleção de palestras de todas as trilhas e que é aberta para todos os participantes do evento e... também transmitida ao vivo!

Ou seja, todos os participantes do evento terão duas opções de sala Stadium e você que vai assistir online terá duas opções de palestras pra assistir ao mesmo tempo!

Veja também todas as ações que a Intel está fazendo no TDC Florianópolis.

Coordenação


Indefinido

Patrocínio Trilha


Intel

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Bayesian Networks: um estudo sobre sua estrutura e aplicações da modelagem
Bruna Alves Ramalho

Rede Bayesiana é um modelo estatístico muito usado para modelagem de fenômenos que apresentam uma interdepência probabilística, seguindo o Teorema de Bayes. Nesta apresentação, tratamos primeiramente de como a rede é estruturada, focando em sua representação como um grafo direcionado. Falamos sobre como são geradas as tabelas de probabilidade condicional (CPT), como ocorre o fluxo de influência dentro da estrutura, entre outros pontos. Finalmente, partimos para uma aplicação, onde discutimos algumas métricas, como acurácia, precisão e recall.

11:10 às 12:00 FaaS (Function as a Service) em containers
Rafael Barbosa

Com a popularização do Function as a Service dentre todas as clouds publicas de grande porte como AWS lambda e Google Cloud Functions, como quem não quer lock-in poderia agir? Tecnologias como OpenFaaS e Kubeless surgiram a partir dessa demanda e vem crescendo muito com vários casos de arquiteturas em produção. Quer entender, tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda ver uma demo rodando e ter acesso ao código para reproduzir no seu projeto? Esse é o momento. Vamos começar a usar essa tecnologia que já vem ajudando muitos desenvolvedores e sysadmins.

CI/CD a base de containers com Drone
Fernando Barbosa

Nessa talk veremos como containers dão um poderoso suporte para integração contínua com Drone, uma ferramenta open-source moderna, escalável e estendível baseada em Docker que permite que cada time configure facilmente sua própria pipeline de entrega de software.

Com ela o QuintoAndar executa diariamente centenas de testes, builds e deploys em ambientes isolados, levando o código do ambiente de desenvolvimento até o ambiente de produção em minutos.

Mostrarei também como provisionar seu próprio servidor de integração em poucos passos, tanto em uma pequena instância para projetos pessoais, quanto em um grande cluster na nuvem para múltiplos builds em paralelo.

12:10 às 13:00 Como criar aplicações real time com Express + Socket IO
Bruno Louzada

Vou apresentar como utilizar essa combinação para criar aplicações real time, como resolvemos os principais problemas e quais as possibilidades para tornar suas aplicações ainda mais poderosas.

Desmistificando buffers, streams e dados binários
Andre Luis dos Santos Eberhardt

Se você sempre evitou buffers, streams e dados binários no NodeJS por parecerem muito complicados: Essa talk é pra você! Vamos desmistificá-los, mostrar para que servem e como funcionam.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Extraindo o máximo de seus dados para oferecer uma experiência personalizada ao cliente
Tacio Medeiros

OK, sua empresa já tem bastante dados sobre seus clientes ou usuários. E agora? Como usar esses dados para gerar valor?

  • Quais métricas e modelos são importantes?

  • Como segmentar minha base?

  • Como ter melhoras sistemáticas de performance?

15:10 às 16:00 AEL - Adaptive Execution Layer on Spark Cluster with Pentaho Data Integration
Marcio Junior Vieira

AEL irá é o futuro das aplicação a partir de motores emergentes. Hoje você pode desenvolver visualmente o aplicativo para o motor Pentaho em um cluster Spark. À medida que surgem novas tecnologias, a AEL será implementada para outros motores, de modo que os desenvolvedores não precisam reescrever sua aplicação. Esta abordagem também permite que Cientistas de Dados usem das melhores praticas tecnologias sem conhecer detalhes mais aprofundados de arquiteturas de big data e consigam executar seu tratamento de dados com pouco esforço ( ou nenhum ) de codificação. Atualmente o Pentaho e a única ferramenta de ETL que implementa o conceito de AEL no mundo e me parece uma tendência clara.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 MVI: Model-View-Intent, trazendo algo novo pro mundo Android
Emanuel Machado da Silva

Não faltam modelos de arquitetura por aí - Mesmo não tendo um novo todo dia (diferente de bibliotecas de Javascript...), tem tantos como MVC, MVP e MVVM que eles ficam parecendo a mesma coisa, mas é sempre interessante quando trazem algo diferente pro mundo Android. O Model-View-Intent, mostrado ao público em 2017 (sim, ano passado!) usa alguns nomes que você provavelmente já conhece, mas com uma idéia diferenciada: A única comunicação que a sua View pode receber acontece através de um único método, que recebe um único estado imutável. Intrigado? Eu também fiquei, mas depois de alguns meses trabalhando desse jeito diferente, eu quero te contar como funciona essa idéia maluca.

17:40 às 18:30 Criação de loadbalancer com apache e wildfly utilizando docker.
RAFAEL R BENETTI

Será mostrado como criar um ambiente com load balancer para servidores wildFly (O Projeto open source JBoss Application Server da Red Hat). Vamos explorar suas funcionalidades como o modo standalone e domain jutamente com comandos CLI, simulando uma rede em docker.

Desenvolvimento rápido de microserviços na JVM com Kotlin e Spring Boot
Rafael Chaves

Aprenda como criar e implantar rapidamente aplicações e microserviços na nuvem com Kotlin, Spring Boot, e Kirra, um framework para construção acelerada de aplicações de negócios.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:gratuito

online: gratuito

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.