Trilha Testes
Nunca foi tão fácil testar

Sem dúvida a melhor trilha do evento. Esta trilha busca trazer a todos novas tendências, novos frameworks, testes em equipes ágeis, experiências de colegas e muito mais que vai agregar valor ao seu trabalho no dia a dia.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Nova era SQA -> A evolução (natural) do testador

Automação de testes, BDD, TDD, ATDD, Agile, Integração contínua, Testes exploratórios e outras keywords não podem mais ser ignoradas pelos testadores; principalmente o fato de não saber ou não querer se envolver com programação. O testador que somente executa testes manualmente pode estar com seus dias contados ou perder muito em produtividade caso não se envolva com as mais novas práticas. Viemos para mostrar que fatores não técnicos como: coragem, atitude, pró-atividade, relacionamento interpessoal, respeito, motivação e trabalho em equipe são essenciais para um testador. Com esses fatores em prática, podemos nos nivelar e ganhar o respeito de desenvolvedores, designers, analistas de negócios e de outros testadores, levando-os a pensar em soluções com qualidade desde o início. Testar manualmente tem sido o mais comum, o de praxe, mantendo muitos testadores na ?zona de conforto?; devemos quebrar esse paradigma e fazer com que a programação facilite nosso trabalho e faça com que testes manuais exerçam nossa criatividade, senso critico, detalhismo e nossa inteligência, deixando para que a máquina faça o trabalho repetitivo. Bem vindos à nova era do Software Quality Assurance.
Lean para potencializar a qualidade no software

Lean tem foco total na qualidade. Vamos explorar os conceitos do Lean e fazer uma relação com testes de software, trazendo os conceitos fundamentais do Lean: Qualidade total, redução de desperdícios, melhoria contínua, produção puxada, variabilidade, autonomação, nivelamento de carga, just-in-time, fluxo de produção, kanban e gestão visual.
11:10 às 12:00
Como aumentar a eficiência dos seus testes manuais

Os testes manuais são amplamente realizados em muitas aplicações, mas a pressão para entregar os projetos, acaba muitas vezes, impedindo que eles sejam corretamente executados. Nesta palestra veremos técnicas e ferramentas para ajudar no processo de planejamento, controle e execução, dos testes manuais.
Gerenciando automação de testes com Redmine

Case de sucesso na utilização do Redmine para gerenciar testes automatizados. Rastreabilidade entre código de automação, produto e cenários de testes. Iteração entre as tarefas realizadas pelos diferentes papéis do processo de desenvolvimento dos produtos. Controlando criação e manutenção de Teste Fumaça, Regressão e Performance.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Clean Code para Testers

O intuito da palestra é mostrar a importância de ter um código de teste limpo, explicando conceitos simples de Clean Code juntamente com exemplos que sejam mais próximos da realidade de um tester. A ideia é mostrar exemplos reais do uso de Clean Code na minha experiência, com Selenium WebDriver e Page Objects. Os tópicos da palestra seriam: 1. Por que Clean Code? 2. O que é código limpo? - Citações de desenvolvedores conhecidos explicando a visão deles - The Boy Scout Rule 3. Nomes Significativos - Usar nomes que revelem a intenção, nomes buscáveis, diretrizes para nomes de classes e métodos 4. Funções - Tamanho de funções, "Do One Thing", nomes descritivos, DRY (Don't Repeat Yourself) 5. Classes - Tamanho de classes, nomes sucintos, SRP (Single Responsibility Principle) 6. Comentários - Uso apropriado de comentários - Exemplos de comentários bons x comentários ruins 7. Formatação - Densidade vertical/horizontal, funções dependentes, afinidade conceitual, alinhamento horizontal, indentação 8. Testes - Princípios de unit tests que também devem ser aplicados a testes funcionais 9. Conclusão - Citações do Uncle Bob e Martin Fowler
14:10 às 15:00
TDD Sem prática para testadores ágeis

Com uma breve introdução sobre o uso correto do TDD, aliado ao desenvolvimento pareado, seguindo com uma proposta de debate sobre o papel de testadores em equipes ágeis, sobre desenvolvedor ter que testar e testador ter que desenvolver. Fechando com uma visão sobre adoção de mudanças e como a adaptação de outros mercados pode nos guiar.
Teste de Mutação

Geralmente usamos métricas como análise de cobertura de linhas ou similares para medir a qualidade dos testes unitários. O problema desse tipo de métrica, é que qualidade das asserções não é verificada. Uma solução é usar uma ferramenta que mude a implementação esperando que o teste falhe.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Testes Funcionais com Frank

Apresentação do framework Frank para a criação de testes funcionais no iOS.
Testes funcionais para Android com uiautomator

Como fazer testes funcionais automatizados de aplicações Android usando o framework oficial do Google, o uiautomator.
16:40 às 17:30
Testes de aceitação automatizados com robotium utilizando a técnica de BDD (STADIUM)

Automatize os seus testes de aceitação com o framework robotium e ganhe manutenibilidade nos scripts gerados utilizando o cucumber-jvm. Uma case de sucesso.
17:40 às 18:30
Behaviour Driven Development com Cucumber

Como alinhar desenvolvedores, testadores e pessoas de negócio para garantir entregas de valor? Essa palestra pretende mostrar como utilizar BDD para facilitar esse processo. Apresentação de princípios, técnicas e o uso do Cucumber. Veja como utilizar BDD na prática!
Gitflow em ciclo de desenvolvimento ágil: a felicidade do QA

Como um bom flow de desenvolvimento pode ajudar a tornar mais ágil seus testes e tornar sua convivência com os devs mais feliz.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

QAs, desenvolvedores, analistas de negócio e todos da área de TI que querem ver a importância dos testes e dos testadores em um projeto de software.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização