TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Realidade Virtual Um (ou vários) mundos novos na sua frente.

Nessa trilha ao mesmo tempo futurista e atual, vamos abordar as diferentes tecnologias e plataformas da Realidade Virtual, tecnologia cada vez mais relevante no mercado mundial.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Narrativas Imersivas: as possibilidades e desafios de contar histórias em realidade virtual.
Ricardo Justus
A palestra explora os desafios e os potenciais das narrativas em realidade virtual e porque ela é tão diferente dos meios tradicionais. Partindo de uma explicação do cenário atual desse novo meio, vamos entender como ele funciona e nos afeta, e demonstrar algumas das incríveis possibilidades das narrativas imersivas.
11:10 às 12:00 Desenvolvendo games em VR
Rogerio de Mello Lima
Semelhanças e diferenças entre desenvolver para VR e os pioneiros do desenvolvimento para smartphones. Desenvolvendo para devices que ainda estão em desenvolvimento. Não existem ainda práticas estabelecidas como padrão. As limitações x o apelo do meio para os games. Demonstração de alguns aplicativos próprios e de terceiros.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A Realidade Virtual no seu Bolso
Felipe Do Espirito Santo
Uma apresentação sobre o WebVR e seus últimos avanços, o framework A-Frame para criar cenas utilizando HTML/CSS/JS e os esforços da Mozilla em tornar a realidade virtual acessível a qualquer smartphone.
14:10 às 15:00 Criando a mágica, como funcionam os HMDs?
Vinicius Vecchi
Nessa palestra vou descrever como funcionam os mecanismos de rastreamento, como integram os sensores inerciais com as informações visuais de câmera para se calcular a posição do jogador. Também vou explorar como funcionam os modos de baixa latência das telas e como isso diminui os problemas de motion blur.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Evoluindo aplicações mobile com o Google VR SDK
Daniel Monteiro
"De acordo com a disponibilidade de tempo, serão abordados os seguintes tópicos, em maior ou menor profundidade: - Possibilidades trazidas pelo novo Google VR SDK. - Requisitos para a aplicação. - Limitações recomendadas. - Formas de interação e dicas de como otimizar a experiência do usuário. - A espera pelo DayDream; o contraste com a realidade brasileira e mundial. - Anatomia de um panorama em uma aplicação Android comum. - Criando mundos virtuais 3D com Java e C++. - Experimento interessante: integração com Leap Motion. Assume-se uma audiência mais voltada ao Android, sem background em computação gráfica. Diante da presença de tópicos em C++, imagino interessar também desenvolvedores iOS. Caso seja possível apenas uma mini-palestra, posso também apresentar a versão Web dos panoramas."
16:40 às 17:30 Rastreamento 3D de objetos para realidade virtual
Mauro Pichiliani
O uso de objetos reais dentro da realidade virtual requer o rastreamento do mesmo em três dimensões. Esta palestra vai discutir alguns dispositivos, como webcams e o Leap Motion, para fazer o rastreamento de objetos em tempo real. Também serão apresentados detalhes de como utilizar os dados rastreados dentro do mundo virtual, com destaque especial nas tecnologias Unity+Leap Motion+Oculus Rift. Como estudo de caso, será apresentado o rastreamento de uma pistola em tempo real para simuladores de tiro combinados com realidade virtual.
17:40 às 18:30 O que fazer e o que NÃO fazer em Realidade Virtual (TRILHA REALIDADE VIRTUAL NA STADIUM)
Pedro Kayatt
Nesta conversa bem informal mostramos os pequenos detalhes que podem fazer sua experiência em realidade virtual mudar de um passeio nas nuvens para um dia inteiro de tonturas e enjoos. Venha aprender a construir experiências que tragam a tona todo potencial desta nova plataforma que chegou para mudar o Mundo como conhecemos.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Developers, Designers, Product Managers, CEOs, Empreendedores


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores