TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Smart Cities Tecnologias e soluções para as cidades do futuro

Open data, inovação pública, apps, IoT, conectividade em serviços públicos, economia de abundância... O futuro chegou e tornou as cidades mais criativas e inteligentes. Vamos explorar cases, teorias e aplicações práticas do conceito de smart city nas seguintes perspectivas:
  • Governo eletrônico: Tecnologias/Soluções de e-government, plataformas de open data, ferramentas de suporte à participação pública e cidadania, sistemas de simplificação administrativa.
  • Mobilidade urbana: Tecnologias/Soluções inteligentes na área da mobilidade sustentável: aplicações para estacionamento inteligente, sistemas de gestão de tráfego e de frotas, etc.
  • Ambiente/Sustentabilidade: Tecnologias/Soluções de gestão inteligente de água, de resíduos, de monitoramento ambiental, de energia.
  • Qualidade de vida: Tecnologias/Soluções orientadas para a promoção da qualidade de vida dos cidadãos, em áreas como a segurança pública, saúde, educação, turismo, cultura, desastres naturais, etc.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A Revolução Digital e o Impacto para a Indústria de Software na Gestão Pública
Antonio Rivas
Com o crescimento da economia digital e a introdução dos conceitos de algoritmos, qual é a postura da indústria de software frente aos riscos e oportunidades, e sua aplicação para o Governo Digital (Smart Cities).
11:10 às 12:00 O novo CIASC: integrando o governo e conectando as pessoas
Jean Carlo Vogel
Como uma Empresa Estadual de Tecnologia de 40 anos pôde se reinventar através da criação de verticais, que são os pilares e parte integrante na criação das estratégias no desenvolvimento de cidades humanas inteligentes, com o uso intensivo da internet das coisas - IOT.
12:10 às 13:00 Open Data e as ideias que você já teve!
Marcus Bittencourt Silva
Prometeu já nos entregou o fogo, assim cabe a nós mantê-lo aceso, é da consciência coletiva e a vontade de explorar a conectividade entre as tecnologias atuais que esta palestra de Open Data se origina, então que tal bater um papo sobre como potencializar os dados que produzimos, libertá-los e ainda resolver alguns problemas que vivenciamos na intensa urbanização que acontece dia-a-dia ?
Smart Cities - Habilitando a co-criação cidadã através da tecnologia
Anton Gora Junior / Luiz Dionisio Pedrini
A necessidade do engajamento na co-criação cidadã no desenvolvimento de uma smartcity é fundamental para a legitimidade das mudanças propostas. As ferramentas adotadas para permitir a co-criação são em sua esmagadora maioria plataformas tecnológicas. Nessa palestra abordaremos como a tecnologia está sendo fundamental para o desenvolvimento das smartcities - não só pela solução de seus problemas práticos - mas pela possibilidade de conectar os mais diversos atores desse ambiente, além de promover a criação, o debate e até a democratização das novas idéias.
Caos urbano e suas oportunidades
FELIPE DE OLIVEIRA DA SILVA
Em meio ao "caos" proporcionado pelas grandes cidades existem diversas oportunidades a serem exploradas, aprenda e reconhecer essas oportunidades e fazer a diferença.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 PhysicalWeb - Como esse novo conceito criado pelo Google pode revolucionar cidades
Jeff Prestes
Dar a todos, pessoas e objetos, uma URL. Ao acessar essa URL você pode ter dados sobre esse objeto ou mais ainda, você pode interagir com eles. Nessa palestra, Jeff Prestes, vai apresentar o conceito de Physical Web, como implementá-lo usando o protocolo para Beacons do Google, o Eddystone e um RaspberryPi. Ao final a plateia será convidada a um bate papo para pensar junto com o palestrante em soluções que deixariam as cidades mais acessíveis e inteligentes usando essas novas tecnologias.
15:10 às 16:00 Painel - Iniciativas que podem tornar o conceito de SmartCities uma realidade aplicada à região da Grande Florianópolis
Tiago Savi Mondo / Bernardo Meyer / André Tamura
André Tamura da WeGov conduz o painel de discussão sobre Iniciativas que podem tornar o conceito de SmartCities uma realidade aplicada a região da Grande Florianópolis.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Desafios das cidades inteligentes - Interoperabilidade
Adrisson Consoni Floriano
O conceito de interoperabilidade é relativamente aberto e o termo pode ser empregado em diversos contextos. Um dos pilares das cidades inteligentes é justamente a interação entre equipamentos e sistemas, e um desafio real dos profissionais que atuam na área é garantir que isto aconteça. É preciso garantir que todos os sistemas continuem funcionais, mesmo durante evoluções tecnológicas, troca de fornecedores e expansão da abrangência. Mais do que o livre acesso à novas tecnologias, a interoperabilidade deve assegurar a manutenção do investimento. Considerando que muitos equipamentos podem ter ciclos de vida relativamente longos, é esperado que uma solução inteligente suporte tanto elementos inovadores, quanto legados. Esse tipo de garantia remove uma dimensão de incerteza do contratante, simplifica o processo de adoção da tecnologia e contribui para o amadurecimento do mercado.
Sensores espalhados nas cidades inteligentes
Rafael Scala
Em uma sociedade cada vez mais urbana com as cidades mais verticais e povoadas a cidadania é essencial para que o convívio seja harmonioso e que todos tenham qualidade de vida. Como podemos utilizar a tecnologia para apoiar movimentos de conscientização e fiscalização dos direitos e deveres dessa nova sociedade, que tanto pede por maior qualidade de vida e igualdade?
17:40 às 18:30 IBM | Cidades Inteligentes, Digitais e Cognitivas
Hevertom Fischer
Como ajudar uma Cidade a ser mais Inteligente, Digital e Empreendedora? Não é novidade para ninguém que as cidades têm diversos desafios urbanos, desde os serviços públicos até a mobilidade. Mas você já parou para pensar que a tecnologia pode resolver todos, ou a maioria, desses problemas? Você também já parou para pensar que a cidade, além de ser mais inteligente, pode ser mais digital ? ainda mais agora, com o avanço da TI e o acesso à internet por grande parte da população? E se essa ?Cidade Digital?, ainda por cima, movimentasse o empreendedorismo, a tecnologia e o desenvolvimento de aplicações para resolver os problemas das regiões? Isso tudo é possível e já existe! Inclusive, essa palestra vai mostrar alguns exemplos de ?Cidades Digitais? que já existem pelo mundo, como Nova Iorque, Londres, Porto Alegre, Londrina, São Paulo, entre outros.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais que atuam na área de gestão pública, como CIOs, analistas de negócio, gestores, programadores e hackers. Cidadãos conectados. Empreendedores buscando novos insights e oportunidades.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO