TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Agilidade, produtividade e boas práticas

Entenda porque Ruby se tornou popular em startups, sendo a base para grandes projetos como: Twitter, Groupon e Basecamp. Nesta trilha você irá conhecer ferramentas, boas práticas e uma forma opiniática e pragmática de construir software.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Unlocking the power of the Unix shell
Renan (milhouse) Ranelli
"Where there is a shell, there is a way". If you ever heard this punchline but never fully grasped it's meaning, this talk is for you. In this talk I will explain what the shell truly is, why its so powerful and where it shines. By the end of this talk, you will understand the fundamental aspects of shell scripting and how to take full advantage of the shell's omnipresence and superpowers. And of course, I will explain it all in terms of the Ruby!
11:10 às 12:00 Action Cable em ação
Guilherme Carreiro
O Action Cable é API a que mais se destaca dentre as novidades do Rails 5 trazendo o conceito de WebSockets, um conjunto novo de abstrações ao framework e uma série novidades que impactarão diretamente na comunidade Ruby em 2016. Aprenda a utilizar na prática conceitos como channels, subscriptions, broadcasting e entre outros.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Os piores códigos Ruby já vistos
Fernando Hamasaki de Amorim
Muitas aplicações escritas em Ruby são ótimas, mas também existe códigos do mal aplicando técnicas de POG. Muitas gambiarras podem ser usadas em várias linguagens, mas em Ruby, quando acontece, a proporção é maior. É muito fácil escrever código Ruby com efeitos colaterais. Vocês verão uma coleção de códigos ruins em Ruby, com a descrição de como eles afetaram negativamente seus sistemas e as soluções para consertá-los e evitá-los. Classes longas, acoplamento, má aplicação de OO, código ilegível, fluxo emaranhados, nomes equivocados e outras coisas que vocês nem imaginam são exemplos do que vocês terão.
14:10 às 15:00 Microservices em um contexto nada favorável
Rogério Zambon
Descobrimos que microservices seria uma decisão precipitada por diversos fatores, dentre os quais apresento na palestra como pontos de atenção antes de mergulhar em águas desconhecidas.
REST APIs nos Trilhos
Lucas André de Alencar
Dicas de como construir REST APIs utilizando Ruby on Rails.
Seedbank: Organizando seu seeds.rb
Jefferson Arndt
Não é nenhum segredo que conforme o tempo vai passando e a sua aplicação vai aumentando, seu seeds.rb vai ficando cada vez com mais linhas e poluído, até que chega um momento em que a manutenção do próprio seeds.rb começa a ficar custosa. Na Resultados Digitais não foi diferente e para ajudar na organização dos seeds, utilizamos a gem seedbank, o que ajudou muito na organização e manutenção dos seeds utilizados no RD Station.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Otimizando tempo de build: performance da suíte de testes
Jônatas Davi Paganini / Alexandre Tavares
Trabalhar com integração contínua é sempre um desafio. Conforme a suíte de testes cresce, ele fica mais lento e menos funcional para o contexto ágil. Nesta palestra iremos mostrar como estamos reagindo pró ativamente. Mantendo nossa suíte de mais de 12 mil testes abaixo de 15 minutos. Iremos mostrar o que fizemos para melhorar a performance dos testes localmente e também como otimizamos o tempo em nosso servidor de integração contínua.
16:40 às 17:30 Melhorando suas habilidades hackeando seu primeiro game!
André Luis Anastácio
Muitos de nós começamos a programar por causa de jogos de computador e o desejo de criá-los. Mas jogos são difíceis e complexos e envolvem muitas coisas diferentes para serem feitas e aprendidas de antemão. Felizmente, com os superpoderes que Ruby nos dá nós podemos criar jogos simples rapidamente.
17:40 às 18:30 Ruby on Background
Alex Braha Stoll
Gems, técnicas e padrões para processamento background em Ruby. Serão abordados desde cenários simples até cenários complexos (por exemplo, como abusar de código concorrente no Ruby MRI). O foco será uma aplicação Ruby on Rails no Heroku com Sidekiq, mas haverá conteúdo interessante para qualquer desenvolvedor Ruby.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores Ruby, profissionais apaixonados por boas práticas e entusiastas na linguagem.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO