TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Simples é melhor que complexo!

"A linguagem de programação Python é hoje uma das linguagens mais utilizadas e importantes no mundo, sendo fortemente utilizada em desenvolvimento Web, Datascience, embarcados e outras. Além disso, a linguagem tem a adoção de empresas importantes no cenário tecnológico, como Google, Dropbox e Globocom. A linguagem possui uma vasta gama de bibliotecas e frameworks, que juntos fazem do Python uma linguagem com baterias."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Python pra quem nunca ouviu falar de Python
JAIRO JAIR SILVA
Se você acha que Python é uma cobra, bem você acertou, mas nessa palestra vamos falar sobre a linguagem de programação que nasceu para ser simples, cresceu se tornou descolada, fez amigos e hoje é uma adulta responsável, que tem sob os ombros sites como Instagram, Google, Youtube, Dropbox dentre outros. Objetivo é contar a historia da linguagem, quais problemas que ela resolve, onde e como é atualmente usada local e globalmente.
Servidor REST/Python em 20 Minutos nas Nuvens
Marcio Marchini
Venha ver como como colocar um serviço REST em Python nas nuvens em uma PaaS e instrumento para performance, seguindo os preceitos de 12factor.net Essa palestra demonstra de forma prática como colocar um serviço REST no Heroku, instrumentá-lo e testá-lo para performance e carga. A idéia é demonstrar como uma pequena start-up pode rapidamente colocar algo escalável no ar em uma Platform-as-a-Service (PaaS).
11:10 às 12:00 Sevidor de Jogos com Python
cleyton pedroza de almeida
Como utilizar python para criar servidores para jogos multiplayer. -O que são jogos Multiplayer -Porque Python -Técnicas de concorrência e paralelismo
12:10 às 13:00 BeavOps : Como o Python e Docker construíram um ambiente Cloud para mais de 1000 alunos na 4Linux
Alisson Machado
Nosso desafio era automatizar a criação de uma Infraestrutura para mais de 1000 Alunos poderem acessar ambientes Linux, de forma rápida e em ambientes isolados. Para isso criamos o BeavOps, um sistema todo escrito em Python que nos permitiu integrar o mundo de Cloud Computing e Paravirtualização utilizando os Dockers Containers. A ideia dessa palestra é mostrar com o BeavOps foi criado, tomadas de decisão sobre a arquitetura do Software, escolha do Framework Flash para o Dashboard, definição dos módulos criados e usados de python, dando uma ideia de como o Python está por trás da integração de grandes tecnologias como Jenkins, GitLab, Docker, OpenLdap, MongoDB.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Coerência de cache usando django-signals
Helber Maciel Guerra
Com sistemas de cache utilizando nginx ou varnish, geralmente são baseados em tempo, mas muitas vezes ao fazer modificações em models do django, seria muito bom que este cache fosse invalidado no momento da modificação (post_save, post_delete, pre_save, etc). O django-cache-coherence foi criado para atender esta necessidade. Para cada requisição em uma url requisitada e está configurada para fazer cache, os dados da requisição são salvos em um banco e registrado um signal para fazer a limpeza deste cache (PURGE). Assim que houver uma chamada do signal registrado é feito uma consulta neste banco de requisições cacheadas e disparado as limpezas. Para ativar este tipo de funcionalidade no nginx é utilizado o módulo [ngx_cache_purge](https://github.com/FRiCKLE/ngx_cache_purge/) Para a validação de verificação do funcionamento são feitos testes de integração com testes unitários e containers docker.
15:10 às 16:00 Usando numba onde python é lento
Edison Gustavo Muenz
Processar grandes quantidades de dados utilizando loops em python pode ser 300 vezes mais lento que o mesmo código escrito em C/C++/Fortran. Uma das alternativas para este problema é a biblioteca "numba". Compilando o código (utilizando LLVM) ganhos de até 300x podem ser obtidos, com apenas 1 alteração no código. Objetivo: Explicar a utilização da biblioteca "numba" para otimização de código onde o uso de python puro seria inviável. Motivação: Resolver o problema de que python para processamento de dados é lento. Bibliotecas como numpy ajudam, mas não se aplicam a todos os casos.
Visão Computacional com Python e OpenCV
Eduardo Henrique Arnold / William Jamir Silva
Você já se perguntou como sua câmera é capaz de identificar faces quando vai tirar fotos? Ou como é que funciona uma aplicação de realidade aumentada? Essa palestra te convida a aprender conceitos introdutórios de visão computacional e a conhecer mais de suas aplicações através de exemplos com a biblioteca OpenCV utilizando Python. A palestra vai introduzir conceitos básicos de visão computacional: aquisição de imagem e pré-processamento, descritores para extração de características, processamento de alto nível. Além de noções introdutórias sobre aprendizado de máquina: classificadores básicos, clustering e matching.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Web Scraping com Scrapy: desafios e boas práticas
Valdir Stumm Júnior / Raphael Passini Diniz
A web está cheia de conteúdo, mas programas precisam de dados. Você pode facilmente escrever um web scraper para resolver esse problema, seja com a dupla Requests & BeautifulSoup ou com o Scrapy. Porém, são vários os desafios que enfrentamos ao fazer web scraping, desde websites mal-estruturados até políticas agressivas anti-bot. Essa palestra mostrará um conjunto de práticas para que você maximize o seu workflow e para que seus scrapers sejam capazes de obter os dados que seus sistemas necessitam. Esta palestra irá demonstrar um conjunto de práticas que podem simplificar o trabalho do desenvolvedor. Tais práticas também auxiliam no desenvolvimento de web scrapers mais confiáveis, capazes de ultrapassar barreiras impostas por websites. Segue uma provável sequência de tópicos: - Web Scraping - O que é? - Qual a diferença entre scraping e crawling? - Web scraping em Python - Requests & (lxml | BeautifulSoup | regex) - Scrapy - Uma rápida introdução ao Scrapy - Scrapy na Prática - Como lidar com páginas baseadas em JavaScript - Como preencher formulários de login - Como manter as boas maneiras para não ser banido - O que fazer quando for banido - Como fazer scraping de páginas com estrutura desconhecida - Outros desafios - Ferramentas úteis
17:40 às 18:30 Mulheres na Tecnologia - Você já se desafiou hoje?
Leticia Portella / Larissa Rodrigues Lautert / Júlia Machado / Mariana Scaff
O custo da insegurança. Você deixou passar oportunidades, porque você se sentiu insegura? Você já repassou oportunidades que deveria ter agarrado? Síndrome Impostor. Você já se sentiu como uma fraude na escola ou no trabalho? O que faz o você se sentir menos insegura e mais confiante? Correr riscos. Quando você desafiou a si mesma?Você queria ter sucesso ou falhado? Fazer isso tornou você mais disposta a desafiar-se no futuro?
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Esta trilha se destina a todos os entusiastas e desenvolvedores que desejam entender e viver esse ecossistema fascinante da linguagem Python.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO