Ícone Mobile

Trilha Mobile Plataformas, usuários e novos produtos: todos querem tirar proveito do #Mobile

Descrição do evento

Mobilidade não é mais promessa, é parte da estratégia da maioria das empresas de TI (e até fora da TI) atuais. E como o engenheiro de software pode tirar proveito disso tudo? Android, iOS, Windows Phone, Firefox OS? Site móvel ou aplicativo? Nativo ou híbrido? In-app Purchase ou propaganda? Pago ou grátis? Tire suas dúvidas com os peritos no assunto e esteja presente na sala onde estarão os desenvolvedores que estão desplugados da tomada e plugados em novas tecnologias.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Unit Tests e Xcode Server

A dinâmica da palestra não envolve apenas teoria, mas também codificação em um Mac com Xcode, commit o Git do Server e validação do código e testes unitários de forma automática no Xcode Server, tanto em simuladores quanto em um device conectado ao servidor. Já realizei esta palestra no TDC 2015 Floripa na trilha mobile e no Cocoa Heads de Porto Alegre, e estarei apresentando algumas novidades apresentadas no último WWDC 2015.
11:10 às 12:00
Two wears, one App

Bate papo sobre as principais diferenças e os desafios que foram encontrados no desenvolvimento de uma aplicação para watch OS e Android Wear. Quais os principais componentes, prós e contras e por fim, uma demonstração da aplicação em ambas as plataformas.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Primeiras impressões importam

Saber como abordar o usuário na sua primeira experiência com o produto pode fazer toda a diferença entre perder ou engajar esse novo visitante. - Pesar a quantidade de informações necessárias no OnBoarding - Três etapas de OnBoarding: identifying -> teaching -> engaging - Cases positivos e negativos - Resultados práticos
Google Tag Manager

Entenda mais sobre a poderosa ferramenta do Google para o gerenciamento de tags. Descubra o porque de grandes empresas utilizarem o Google Tag Manager em conjunto do Google Analytics, para gerir suas métricas e estatísticas.
14:10 às 15:00
Desmistificando Beacons

O principal objetivo é compartilhar 3 anos de experiências que tive com implementações utilizando Beacons, falar sobre o desenvolvimento no iOS e no Android, principais diferenças e desafios. Explicar os diferentes padrões existentes: AltBeacon, iBeacon, Eddystone e quais as implicações de utilizar um ou outro. O fechamento será dado com casos de uso reais e imaginários para a aplicação, com uma boa dose de interação com a platéia.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Persistência com Realm para Android e iOS

Tópicos: 1 - O que é o Realm? Uma breve (muito breve) explicação sobre do que se trata o Realm. 2 - Porquê? Neste tópico abordaremos alguns aspectos favoráveis ao uso do Realm em seu projeto. 3 - Benchmark Neste tópico passeremos por alguns gráficos de comparação entre o Realm, Core Data, FMDB, SQLite e Couchbase. 4 - Hands on Aqui eu mostrarei desde a instalação do framework à persistência e requisição de dados utilizando o Realm. 5 - Limitações Nesta parte, vou falar sobre as limitações já conhecidas do Realm. Aqui
Da concepção ao desenvolvimento: a estratégia por trás de um aplicativo

O que faz um aplicativo ser bem sucedido? O que faz um aplicativo ser positivamente reconhecido pelos seus usuários? Muito além de uma interface gráfica bonita e um código bem escrito, o aplicativo precisa de visão de negócios e consistência estratégica. Através de estudos de concorrência, benchmarking, tendências, blue sky e pesquisa em profundidade com o público alvo, e fazendo uso de uma série de ferramentas de análise, conseguimos ter uma visão do cenário em que app estará inserido, projetar cenários futuros e conceitos para tais cenários. Com um trabalho feito de forma colaborativa com o cliente e envolvendo pessoas de áreas e backgrounds distintos, agregamos um conhecimento de fora da nossa zona de expertise, expandindo a compreensão e as possibilidades do projeto. A construção de um aplicativo deve começar muito antes do fluxograma, da interface, do código. Um aplicativo para ser bem sucedido precisa de uma base estratégica sólida e uma estrutura conceitual bem elaborada. Apresentaremos cases da ilegra, empresa global de TI e negócios, que se propõe a pensar antes e além do software, realizados em parceria com a Icatu Seguros.
16:40 às 17:30
Novidades do iOS9

A palestra abordará tópicos técnicos relacionados a novas APIs disponíveis para desenvolvimento em iOS9. Passaremos pelas novidades de multitasking, storyboards, stack views, dentre outros. Também cobriremos um pouco de watchOS2, e como integrar os dispositivos para criar uma experiência inovadora para o usuário.
17:40 às 18:30
Tem gente demais mexendo no APP!

A palestra será sobre a experiencia de ser terceirizado em outra empresa desenvolvendo um aplicativo. Sobre o período de adaptação das praticas, melhorias que foram sendo implementadas ao longo do desenvolvimento, a adaptação de pessoas que nao sabiam android, quando o cliente decide mudar tudo, sobre prazos curtos, problemas de comunicação e a expectativa do cliente em relação ao APP.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

A trilha será totalmente liberta de dogmas. Aos que já trabalham com mobilidade, será uma chance de aperfeiçoar o conhecimento. Aos que são novatos, será a oportunidade de entrar em uma das áreas mais valorizadas de T.I.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO