Trilha Scala
Codar em Scala é voltar a se divertir!

A produtividade da linguagem Scala hoje em dia já é inegável. Se até há alguns poucos anos atrás haviam muitas dúvidas, hoje elas são poucas. Mesmo assim, é sempre uma boa idéia ver como outros desenvolvedores estão usando a linguagem, ver novas possibilidades e novas idéias para aumentar essa produtividade ainda mais e também entender quais são os riscos e como evitá-los. Na trilha Scala vamos mostrar um pouco disso tudo e mais.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Gerenciando logins de múltiplos sistemas usando Spray, akka e cache.

Nesta palestra será mostrado um exemplo prático da utilização do spray como gerenciador de login em um sistema de múltiplos aplicativos. A Eicon desenvolve um conjunto de aplicativos de gerenciamento de Imposto Sobre Serviço (ISS) * Detalhamento da arquitetura do sistema * razões da escolha do spray. * Exemplo de chamada rest ao Spray. * Introdução ao modelo de atores usando o Akka. * Integração com Memcached. * Administração de erros com o Akka. Como utilizar vários tipos de sistemas de armazenamento de dados, incluindo postgres, redis, memcached, hadoop, etc, embaixo do spray. Explicação de como funciona o spray, iniciando a utilização do akka. O sistema de login, controla múltiplos sistemas, perfis e bancos de dados, cada cliente possui uma instância do banco de dados. Todo o controle de sessão, roles e usuários logados é reailizado pelo Spray.
11:10 às 12:00
RxJava no Android com Scala

Direto ao ponto, já integrando o RxJava no Android, com Scala. - Pontos interessantes para o uso do RxJava no Android. - Como usar os Listeners do Android em Observables - Como criar Observers para as propriedades importantes de Widgets e Adapters do Android - Deixando tudo compatível com Java. Se possível.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Testando com Play! Framework

A primeira parte da palestra, será focada na elaboração de testes no controller. Mostrar maneiras de você testar o retorno esperado de um Result, bem como testar os valores esperados neste resultado. Será mostrado também, como mockar o resultado da chamada de uma função que simula uma consulta a base de dados. A segunda parte, irá mostrar como configurar um ambiente de teste integrado com banco de dados em memória utilizando o H2DB, inserir uma carga inicial no banco, e validar os resultados esperados. E por último será apresentado o Scoverage, que é atualmente uma das apis utilizadas em scala para realização da cobertura dos testes.
14:10 às 15:00
Vamos usar Scala? Como mudamos nossa stack de Java para Scala

Nesta talk iremos apresentar como estamos inserindo Scala na nossa stack Java em produção e citar tópicos como: - Primeiras impressões com a linguaguem; - Abordagem que utilizamos para aprender Scala; - Curva de aprendizagem e adaptação do time; - Dificuldades e Interoperabilidade entre as linguagens; - Quais as vantagens, acertos e erros que tivemos? - Entre outros.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Atores sobre o palco

Durante a palestra será desmistificando como usar seus atores sobre o palco com Akka. * Como criar o palco * Como criar um ator * Como controlar seu ator * Como conversar entre atores * Como responder a um ator * Como cuidar do seu ator * Como distribuir a conversa entre atores * Como agendar uma conversa * Como fazer um discurso
16:40 às 17:30
Type Oriented Design

Um bom sistema de tipos na linguagem pode auxiliar bastante na compreensão do código, e saber usar esse poder pode levar à um design mais claro da sua aplicação. Nessa palestra irei mostrar como alguns efeitos fundamentais de programação podem ser modelados simplesmente através do bom uso do sistema de tipos e uma leve dose de construções funcionais para simplificar tarefas consideradas complexas.
17:40 às 18:30
Scala e Minecraft

Desenvolver plugins e extensões para Minecraft é fácil. Com Scala, mais fácil ainda. Vamos ver passo a passo como fazer isso, e como os recursos funcionais da linguagem nos beneficia em relação à alternativa padrão com Java.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Scala iniciantes e avançados, além de curiosos. Vamos ter conteúdo interessante para todos.

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.