Trilha Stadium Sexta
Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar! A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal. Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas. É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Criando uma aplicação HTML5 com Java EE 7 e WebSockets

A família de tecnologias HTML5 avançou e foi bem longe, comparado com tecnologias rich client e possibilitou clientes Web com cada vez mais capacidade de execução nos navegadores de hoje. Em particular, WebSockets trazem novas oportunidades para a comunicação eficiente peer-to-peer, fornecendo a base para uma nova geração de aplicações web interativas e "ao vivo". Esta sessão examina os esforços com JSR 356 para apoiar WebSocket no modelo de programação Java, a partir de sua integração ao nível de base nos recipientes Java Servlet e Java EE para um novo, API fácil de usar e conjunto de ferramentas que faz parte do padrão plataforma Java.
11:10 às 12:00
Do Modelo (JPA + QueryDSL) à Visão (JSF) com código limpo

Um caso de uso bastante comum em sistemas que utilizam JSF é a criação de formulários de consulta utilizando vários critérios diferentes (com muitos deles opcionais). Partindo dos dados dos formulários costuma-se criar código inundado de condições (IFs) e com checagem de nulos (!= null) para compor Strings que resultam em consultas JPA. QueryDSL é uma ferramenta útil e produtiva para garantir a geração de Queries JPA 100% type-safe sem a concatenação dessas Strings e com outras facilidades como o auto-complete em IDEs. Nesta palestra demonstraremos como fazer o uso intensivo de tipos customizados, Converters, Null Objects e QueryDSL para produzir uma arquitetura enxuta, produtiva e type-safe no desenvolvimento deste caso de uso partindo do Modelo (JPA + QueryDSL) à visão (JSF).
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Quando integrar sistemas e APIs se torna divertido e produtivo

Nesta apresentação mostraremos como integrar sistemas com os mais diversos protocolos nas empresas, desde dos mais convencionais até soluções de nuvem e redes sociais, e ainda cobrindo como podemos desenhar APIs de forma produtiva e moderna, o mínimo de slides e o máximo de demonstrações hands-on.
14:10 às 15:00
Que contribuições a Análise de Negócios pode fazer no ciclo de vida de produtos de tecnologia?

Esta palestra examinará as contribuições que a macro-disciplina Análise de Negócios pode fazer na criação de produtos de tecnologia. Compartilharei pontos altos e baixos que experimentei nos últimos 20 anos criando produtos de software para grandes empresas.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Desafios do Desenvolvimento Multiplataforma

A fragmentação do mercado de dispositivos móveis tem crescido e junto com ela os desafios e ferramentas para contorná-la. Vamos propor uma discussão e visitar os principais problemas, quais soluções mais usadas hoje, seus pontos fortes e os pontos fracos. Aprenda a aumentar sua produtividade, compatibilidade com diferentes dispositivos e sistemas operacionais da maneira mais eficiente o possível. Temas dessa discussão: Frameworks de jogos, HTML5, código legado, monetização, desempenho, conectividade, depuração, consumo de energia e deploy.
16:40 às 17:30
Os desafios na gestão de roadmap de produto em equipes ágeis

Queremos apresentar uma forma leve, direta e honesta de gerenciar roadmap de produto, gerando maior alinhamento entre o desenvolvimento e a estratégia da organização. Apresentar como priorizar, estimar e engajar as pessoas para atingir os resultados esperados. Demonstrar como analisar, planejar e entregar as funcionalidades em uma equipe ágil, multidisciplinar e com diversas tecnologias envolvidas. Também queremos abordar como ocorre a metamorfose das funcionalidades conforme o tempo vai passando, desde sua concepção, até sua entrega.
17:40 às 18:30
O Terceiro Porquê

Por mais que os desenvolvedores aprecie a escalabilidade, segurança e flexibilidade de suas soluções em nuvem, o porquê da computação como serviço normalmente é reduzido às dimensões de tempo e dinheiro. Mas a inovação é, no mínimo, um porquê igualmente relevante. Na Amazon Web Services, inovar em nome dos clientes é mais que um valor corporativo, é evidente em diversas arquiteturas e ferramentas. Venha explorar o que existe além da virtualização.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 16 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Assista Online!

Muito conteúdo de alta qualidade e para você assistir de onde quiser, gratuitamente!

Basta fazer a inscrição e se conectar.