Trilha Stadium Domingo (presencial)

Trilha Stadium: Um pouco de tudo

O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do evento que serão apresentadas no auditório da Universidade Estácio de Sá e que serão abertas para todas as pessoas que estiverem inscritas em qualquer trilha no dia. Desta forma, você que fez a inscrição em uma trilha pode dar uma "espiadinha" no conteúdo das outras trilhas participando das palestras que serão realizadas no auditório principal.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Arduino: da prototipagem ao produto final
Arduino: da prototipagem ao produto final
Fellipe Rollin
Arduino é uma plataforma de desenvolvimento útil não apenas para projetos amadores, mas também para prototipação de produtos comerciais. A modularidade e popularidade da plataforma facilitam a criação de conceitos em curto período de tempo e com reduzido custo. Este palestra visa ilustrar um fluxo de desenvolvimento em três fases: conceito modular (shields), protótipo, e produto final. O conceito modular visa validar as principais funcionalidades do produto, e o protótipo visa validar o desempenho. As duas etapas iniciais permitem validar o produto proposto com reduzido custo e tempo, bem como reduzindo a necessidade de realizar alterações no projeto do produto final. Para ilustrar este processo será explorado o desenvolvimento de um rastreador com GPS e comunicação via GSM. Apresentar um fluxo de desenvolvimento de um produto prototipado em Arduino. Exibir esse desenvolvimento em 3 partes: conceito modular (shields), protótipo, e produto final. Para ilustrar este processo será explorado o desenvolvimento de um rastreador com GPS e comunicação via GSM

Fellipe Rollin
11:10 às 12:00 Inovação e oportunidades no desenvolvimento de games
Inovação e oportunidades no desenvolvimento de games
Mauricio Tadeu Alegretti
(em construção)

Mauricio Tadeu Alegretti
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Dicas de Deploy, DevOps e APIs na Nuvem da Amazon Web Services
Dicas de Deploy, DevOps e APIs na Nuvem da Amazon Web Services
José Papo
Nessa palestra faremos como os Mythbusters e detonaremos diversos mitos sobre a Nuvem.

José Papo
14:10 às 15:00
Uso estratégico do Facebook
Uso estratégico do Facebook
André Siqueira
Nos últimos anos acompanhamos o grande boom do Facebook, que com folgas se tornou a maior rede social do mundo. A palestra apresenta todos os detalhes para empresas que querem se aproveitar da rede para construir um relacionamento com clientes atuais e em potencial e fortalecer a marca.

André Siqueira
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 O que você precisa dominar referente aos novos conceitos de criação de apps para Windows 8 seguindo a interface Metro
O que você precisa dominar referente aos novos conceitos de criação de apps para Windows 8 seguindo a interface Metro
Fernando Figueira
Nesta palestra será abordado o funcionamento da navegação, layout, tipografia, conteúdo, arquitetura de informação, UX e dicas diversas para que você consiga aprender e exercitar seu conhecimento de desenvolvimento em cima do novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. Estas informações serão essenciais para que você tenha sucesso na submissão, aprovação e distribuição da sua app!

Fernando Figueira
16:40 às 17:30 Mashups - Remixando o software
Mashups - Remixando o software
Klaus López Boeing
Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites. Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.

Klaus López Boeing
17:40 às 18:30 Value Stream Mapping
Value Stream Mapping
Samuel Crescêncio
Mapeamento de fluxo de valor é uma das principais técnicas do Lean. A busca da melhoria contínua e da produtividade pode obter melhores resultados se a técnica for utilizada. O que faz essa técnica tão importante? Como fazer tal mapeamento? Esses e outros tópicos serão discutidos nessa palestra. O palestrante trará a experiência vivida em suas várias horas de consultoria a equipes de tecnologia da informação.

Samuel Crescêncio
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Yara Mascarenhas Hornos

Yara Mascarenhas Hornos


Formada em Ciências da Computação pelo ICMC / USP - em São Carlos - Yara é co-fundadora da Globalcode e CEO do The Developer 's Conference (TDC), maior evento de profissionais de tecnologia da América Latina!

Atua diariamente com as maiores empresas do setor para a co-criação de estratégias que gerem resultados através de interações - digitais e presenciais - com profissionais de tecnologia.

A mais de uma década colabora com a gestão de comunidades e ecossistemas de inovação aberta!

Recentemente criou a ARENA Eventos Digitais, com objetivo de apoiar a transformação dos eventos presenciais aproveitando todo o potencial de geração de valor dos eventos online.



André Siqueira

André Siqueira


André Siqueira é administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina. É cofundador e gerente de marketing na Resultados Digitais, levando o marketing digital para médias e pequenas empresas. Profissional certificado em Inbound Marketing e atua há mais de 5 anos na área, tendo experiência em SEO, mídias sociais, blogs, geração de Leads, email marketing, monitoramento, análise e otimização.


Fellipe Rollin

Fellipe Rollin


Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Desenvolvedor no Instituto Nokia de Tecnologia - INdT. Especialista em desenvolvimento de sistemas embarcados e aplicações para plataformas móveis.


Fernando Figueira

Fernando Figueira


Galactic Battles Specialist and Development, Photography, Science Fiction and Game lover.


Igor Venturelli Oliveira

Igor Venturelli Oliveira


Eu me chamo Igor, sou joseense, tenho 20 anos, sou formado em Técnico em Informática Industrial pela ETEP, estou cursando Engenharia de Computação na ETEP, estou cursando Academia Java na Globalcode em São José dos Campos (Season). Sou apaixonado por tecnologia, não apenas por programação ou eletrônica, mas tecnologia de uma forma geral! Trabalho na Embraer, como Controlador de Configuração de Aeronaves, na área de Engenharia de Configuração!


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Klaus López Boeing

Klaus López Boeing


Desenvolvedor de software há mais de 10 anos, arquiteto na Betha Sistemas fazendo parte do setor de P&D, músico nos fins de semana, pai, fã de padrões de arquitetura, últimos anos dedicados a pesquisa e desenvolvimento de soluções para aplicações Web.


Mauricio Tadeu Alegretti

Mauricio Tadeu Alegretti


Mauricio Tadeu Alegretti ("Malegra") é desenvolvedor veterano de games, envolvido na produção de mais de vinte jogos que obtiveram milhões de downloads e diversos prêmios para plataformas mobile, consoles e PC/Steam. É fundador do Indústria de Jogos, empresa de conteúdo e serviços com a missão de auxiliar os estúdios e profissionais a tornar possível o sonho de criar games no Brasil, e conselheiro da ABRAGAMES. Foi co-fundador do estúdio de games Smyowl, Microsoft Most Valuable Professional (MVP), chair do capítulo Sorocaba da International Game Developers Association (IGDA) e co-fundador do Portalxbox


Samuel Crescêncio

Samuel Crescêncio


Samuel is a software engineer with over 23 years of hands-on experience. He's helped to architect, develop, test and deliver solutions for niches such as education, retail, financial, telecom, energy, risk management and others. He is also an author, trainer, speaker, entrepreneur and an experienced executive.

Samuel has served for 5 years on the board of directors of Agile Alliance, co-founded the Agile Brazil conference in 2010 and served as its chairman for the 2014 edition. Samuel is the author of Lean Pyramid and has founded a few startups.

Currently Samuel provides lean business transformation services and is engaged in transforming large and small companies, coaching from it's top executives to developers.



Coordenação


Data e Local

Domingo, 26 de Agosto de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Estácio de Sá

Av. Leoberto Leal, 431 CEP 88117-001
São José - SC

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 Floripa Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions PagSeguro DevMedia Intel Software Positivo Google Plusoft Senior Betha InfoQ Brasil Octo Technology Estácio de Sá V.Office Globalcode