TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData Transforme dados em conhecimento com BigData

Nesta trilha apresentaremos assuntos relacionados a análise de dados, voltados para tomada de decisão, utilizando técnicas e ferramentas de BigData.

A ideia será disponibilizar aos participantes conteúdo para que possam fazer a imersão nesta área de grande conhecimento no cenário mundial.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Analytics e BI no Azure
Rubens Araújo Guimarães

Mostrar os principais serviços de integração, transformação de dados e inteligências para análises e BI no Azure

11:10 às 12:00 Hands On - Apache Kafka e Spark Streaming em On Premise e Cloud
Tatiana Nascimento

Criação de um pipeline de streaming de dados e o processamento usando Spark Streaming nesse pipeline com exemplos de projetos.

DataOps: Estendendo as práticas de DevOps para BigData
Eduardo Hahn
Cada vez mais participamos de projetos de Big Data onde a complexidade e a diversidade de dados são cada vez maiores. Ter segurança em todas as etapas do projeto até colocar e manter em produção são grandes desafios. Assim, as práticas de DataOps, soma de boas práticas de Agile e DevOps, auxiliam a melhor gerenciar, publicar e sustentar seu Big Data. Nesta palestra vamos conhecer o passo a passo para você implementar DataOps em seus projetos.
12:10 às 13:00 Case: Big Data Analytics com HDInsight: Hadoop on Azure- Desenho e Implementação na Secretaria da Educação
Advaldo Mesquita Moreira Junior

Vou apresentar um dos cases que foram implantados na Secretaria da Educação do Estado de SP. Neste case, vou falar da estrutura utilizada para implementação, bem como acertos e lições aprendidas durante o processo de desenho da arquitetura junto a todos os times envolvidos.

Cientistas e Engenheiros de Dados... preciso dos dois perfis em um projeto Big Data?
Ana Caroline Sanchez Silva
Atualmente há um grande equívoco por grande parte dos recrutadores e profissionais sobre Engenheiros e Cientistas de Dados. Muitos acham que o Cientista de Dados deve ser especialista em ferramentas e processos de Engenharia de Dados e que os Engenheiros de Dados saibam modelos matemáticos e estatística profundamente. O que também ocorre é que muitas das empresas abrem vaga somente para um dos dois perfis e esperam que o profissional saiba atuar nos dois cargos. A ideia dessa palestra é mostrar que para um projeto Big Data obter sucesso é preciso ter no time os dois, também apresentar que os dois têm o mesmo nível de importância e mostrar as diferenças e atribuições para cada um deles.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Timeseries - Pipeline para ingestão de eventos em tempo real na Globo.com
Mauro Murari

Pretendo apresentar uma solução/arquitetura utilizada para receber +200k de eventos por segundo, armazenar em um datalake e disponibilizar os dados em tempo real (Delay de no máximo 3 segundos). Vamos falar de Load balancer, Golang, Kafka, Stream e TimeseriesDB.

Arquitetura de um Data Lake
JORGE FABRE

Na jornada de Big Data, a criação de um Data Lake tem sido uma das primeiras ações das empresas para ampliar suas oportunidades informacionais. Apesar de ter uma estrutura e conceitos conhecidos no mercado, quais são os critérios a serem considerados na arquitetura deste tipo de solução? A tecnologia é o principal foco de implementação de um Data Lake, mas o que devemos considerar na estrutura informacional e de negócios de uma empresa para fazer que este tipo de projeto seja um sucesso? Nesta apresentação compartilharemos a experiência das etapas de uma arquitetura de solução de um Data Lake.

15:10 às 16:00 Azure Databricks: Unified Platform to Big Data
Arthur Luz
Arquitetura Lambda, Arquitetura Kappa, Batch, Stream, Storage Layer, Processing Layer e Serving Leyer são termos comuns e ?místicos? no universo de Big Data. Nesta sessão você entenderá de forma breve cada um desses conceitos e aprenderá como usar o Apache Spark dentro do Azure Databricks como uma plataforma unificada para dar vida a cada um deles.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Power BI - Realtime Data, Text Sentimental Analysis with local audience
Fernando Garcia

Dados em tempo real, mostraremos duas maneiras de consumir dados no Power BI: 1 - IoT gerando dados simulados de sensores via Azure Stream Analytics e consumindo em tempo real no Power BI; 2 - Utilizaremos apps presentes no Office 365, essa DEMO irá construir um formulário (Microsoft Forms) para garantir o input de dados da platéia em um Real-time data set que será visualizado em tempo real no Power BI com análise de sentimentos via Azure Cognitive Services para o público presente.

17:40 às 18:30 Starburst Presto - Querying for Big Data Environments
Arthur Luz

Nesta sessão será possível aprender sobre o Starburst Presto. Ele é uma ferramenta de Bid Data Query Engine. Aqui você aprenderá não somente como instalá-lo em ambiente de Azure como também como usá-lo para executar consultas em seu ambiente híbrido de dados e/ou Data Lake.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas, Desenvolvedores, Gerentes de Diretores, sejam de TI ou áreas ligadas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Arthur Luz
Arthur Luz
Data's Light
Eduardo Hahn
Eduardo Hahn
DataLakers Tecnologia
Fernando Garcia
Fernando Garcia
Canal Planilheiros
JORGE FABRE
JORGE FABRE
Banco BMG
Mauro Murari
Mauro Murari
Software Engineer

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online