TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design Compartilhar conhecimento sobre user experience design

Compartilhar conhecimento sobre user experience design.

Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Muito além da conversa - Como observar pessoas transformou o nosso modo de fazer pesquisa
Adelle Araujo

Conversar com os usuários é muito importante, pesquisar antes da conversa também. O que muda quando vamos para alguns lugares observar nosso potencial público-alvo? Vamos compartilhar alguns achados que são fáceis de implementar na rotina de trabalho e que nos ajudaram nas nossas pesquisas.

Pesquisa em UX do tipo "faça você mesmo": como envolver usuários sem estresse e perda de tempo
Cecilia Henriques / Denise Ranghetti Pilar

Esta pequena palestra objetiva mostrar um pouco do mundo UX Research e como são realizadas entrevistas, observação, anotações, análise e síntese de dados em pesquisas de usabilidade de software, com ênfase na busca de soluções que melhorem a experiência do usuário. Falaremos sobre nossas dificuldades em pesquisa e como as solucionamos no dia a dia, considerando, principalmente, a cultura organizacional e as restrições financeiras, numa abordagem do tipo "faça a pesquisa você mesmo".

11:10 às 12:00 Carga cognitiva e a experiência do usuário
Daniela Keller

A experiência do usuário vai além de uma linda interface e de um produto com uma boa proposta de valor. Projetamos produtos que tem impacto diário na vida de muitas pessoas e muitas vezes negligenciamos aspectos cognitivos e esforços que criamos para nossos usuários. Na busca por um carro novo, na escolha do seu pedido de comida, estamos interagindo com pessoas com vários desejos e expectativas. Saiba como os produtos que construimos transformam isso em boas ou más experiências. Entenda mais sobre carga cognitiva, como ela influência o comportamento do usuário e como podemos melhorar a usabilidade do seu produto.

Projetando Experiências para Gerações
Giullia Gomes

Inteligência Artificial, IoT, Bots? As tendências do futuro da tecnologia já estão escritas.

Mas e as pessoas do futuro? Quem são, onde vivem? ?E mais importante: o que pensam? Como agem? Quais seus hábitos? Dores?

Como o design se adapta para cada geração e quais os padrões que devemos observar além do estereótipo? ??De Baby Boomers aos Alpha, de A a Z: como se tornar um especialista em design para gerações. ?

GROWTH UX: UX DESIGN PARA POTENCIALIZAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA
Priscilla Albuquerque

Crescimento é quase sempre uma das principais buscas das empresas de produtos digitais e também a missão de vida de uma startup. De uma forma simplificada crescer está relacionado à trazer usuários e clientes para dentro de seu negócio e mantê-los felizes e engajados, para que assim recomendem a solução para outras pessoas, que repetirão esse mesmo ciclo. Em todos esses momentos é possível ENCANTAR e ENVOLVER como estratégia para potencializar os resultados e por isso a ideia de growth UX tem muito a contribuir. Com um UX encantador e ?outside the box? guiado por hipóteses criativas e um pensamento data driven para validá-las, podemos então aplicar a ideia de ?growth UX hacking" na prática.

12:10 às 13:00 Vamos refazer aquela telona da NASA? Quase isso?
Harold Schultz Neto

É muito comum encontrarmos informações sobre desenvolvimento web ou mobile hoje em dia, não faltam cases e conteúdos sobre o assunto. Mas e se você fosse convidado para refazer aquela telona dos centros de operação que vemos em filmes que envolvem a NASA? Nesta talk você conhecerá um case real de transformação radical de um Centro de Operações cuja atividade é de altíssimo risco e as tomadas de decisões devem acontecer em um curtíssimo espaço de tempo.

Alfabetismo Visual: Preciso ser designer para criar boas composições?
Renan P. Binda

A palestra aborda as imagens, como manifestações visuais intencionais, como resultado de artifícios simbólicos estruturados e regidos por um alfabetismo visual. Nesse contexto será apresentado três níveis de inteligência visual para formação de imagens mentais, sendo elas: Imput Visual referente aos símbolos e suas variações mediante diferentes culturas; Material Visual Representacional onde nosso modo de ver determina a nossa realidade subjetiva; e Estrutura Abstrata que concentra um poderoso instrumento, um modo de ver além de todas as partes. Os três níveis serão apresentados com exemplos que demonstram o comportamento dos elementos visuais básicos, sendo o ponto e a linha.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 UX Writing: Conteúdo e Forma no Desenho de Experiências Digitais
Alice Saraiva

?Vamos desenvolver o projeto e depois pensamos no conteúdo?? - Muitos projetos digitais começam assim: à base de lorem ipsum, sem conteúdo real. A produção é empurrada para o final e é realizada com prazos curtíssimos, no melhor estilo de entrega express, pelas mãos de redatores que não têm uma conexão com o produto. São projetos que perdem a oportunidade de explorar todo seu potencial, por uma simples razão: a falta de substância. 

O UX Writing traz uma nova visão para o desenvolvimento de produtos digitais: o conteúdo é considerado uma dimensão estratégica da experiência do usuário e deve convergir para uma direção: atender as necessidades do usuário e os objetivos de negócio.

Acessibilidade pensada para a experiência muito além de "7 dicas básicas".
Marcelo Sales

Como você sabe que o seu produto ou serviço está verdadeiramente acessível? Você se preocupou verdadeiramente com todos os tipos possíveis de entrada de dados (toque, teclado, gestos, voz)? A arquitetura de informação de seu conteúdo foi pensada verdadeiramente para todos os tipos de tela e apresentação (visual, gestual, aural)? Você envolveu usuários PCD's no processo de testes? Se não, como poderia envolvê-los? Essa apresentação é para ir além de artigos do tipo "N coisas sobre acessibilidade que todo UX precisa saber" e demonstrar exemplos práticos do dia-a-dia e como de fato, construir produtos inclusivos e acessíveis.

15:10 às 16:00 Utilizando o Customer Effort Score em UX
Wesley Simões

Nem só de testes A/B vivem as pessoas que trabalham com UX, nesta palestra falarei um pouco sobre a métrica CES (Customer Effort Score) e como ele pode ser utilizado para entender se uma iteração é melhor que outra.

UX vs. SVA: Como entregar valor através de Serviços de Valor Agregado
Adrielle Vieira

Todos já recebemos SVAs... seja ele o clássico horóscopo ou acesso Netflix, à vontade e sem consumo de dados de internet. Os Serviços de Valor Agregado (SVAs), são serviços fornecidos por operadoras como um adicional que nem sempre é escolha dos usuários. Com o avanço da tecnologia e o aumento de possibilidades no mercado, os critérios de escolha de produtos e serviços digitais estão cada vez mais focados nas boas experiências. O aumento 23% em reclamações de SVAs registrado pela Anatel em 2017, nos mostrando que uma boa experiência para usuários hoje não se trata de uma escolha, mas sim de uma necessidade.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Cidades um para um: Governo e Cidadão integrados com transparência, colaboração e tecnologia através do UX
Rafael Burity / André Lins Gonzalez

Cidades pelo mundo tem apresentado a tendência de que o governo deve oferecer serviços de forma mais personalizada e direta, promovendo ações que na prática sejam percebidas de forma positiva pelo cidadão. O estudo do comportamento humano é essencial na concepção de soluções governamentais que utilizem a tecnologia de forma mais eficaz e eficiente. O design focado no usuário propõe afetar a forma como todos experimentam o ambiente da cidade, tornando os serviços pessoais e parte integrante de sua experiência. As ferramentas de UX são uma solução poderosa para testar e atender com mais assertividade às necessidades, além de entregar soluções um para um, e não um para todos.

Como destruir idéias com um pouco de Psicologia (muito pouco mesmo)
Ivan Pauletti

Steve Blank criou uma das grandes máximas do design: "Nenhum plano de negócio sobrevive ao primeiro contato com o usuário".

Através de muitas sessões de design thinking, consegui entender um pouco de como as pessoas funcionam em processo de inovação. A idéia desta talk é entender as idéias das pessoas e destruí-las até o osso utilizando alguns artefatos da Psicologia, como viéses e falácias.

Se livrar de viés (bias) e identificar falácias é vital para cortar custos, sermos assertivos e inovarmos não importando o quão tecnicamente hábeis sejamos.

17:40 às 18:30 Ludocentrismo no design de experiências de usuários na área de saúde
Daniel Martins / Andréa de Oliveira Costa Andrade

Nesse relato de experiência (com direito a post mortem de acertos e erros) apresentarei um case de aplicação do método de design thinking e ferramentas de design de serviços e gamificação, na criação de uma solução para melhoria da experiência de consultas de pacientes do setor de oncogeriatria de um hospital.

Gestão de Prioridades ajudando o design em Mudanças culturais de desenvolvimento.
Renato Custódio

Mudança cultural de desenvolvimento de produtos digitais é um movimento muito necessário. Porém isso nem sempre é um trabalho fácil e tranquilo de ser realizado. Durante este tipo de processo, geralmente o ambiente fica bastante caótico fazendo com que as áreas percam seu controle e organização, isso não é diferente com o design. Nestas situações é crucial uma boa gestão de prioridades para que nenhum recurso ou esforço seja desperdiçado ao até mesmo que isso impacte no engajamento do time. Mas, por que prioridades? E, como se gere isso? Pretendo aprofundar e apresentar os principais pilares de uma gestão de prioridades para times de design, pois projetar produtos no caos não é saudável.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Designers, desenvolvedores e interessados


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Adrielle Vieira
Adrielle Vieira
HandMade Ux
Alice Saraiva
Alice Saraiva
Badaró UX & Tech
Andréa de Oliveira Costa Andrade
Andréa de Oliveira Costa Andrade
Faculdade Pernambucana de Saúde
André Lins Gonzalez
André Lins Gonzalez
Atech Negócios em Tecnologia SA
Cecilia Henriques
Cecilia Henriques
REFERENCE MINDS
Giullia Gomes
Giullia Gomes
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Ivan Pauletti
Ivan Pauletti
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Marcelo Sales
Marcelo Sales
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Priscilla Albuquerque
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Rafael Burity
Rafael Burity
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