TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices A evolução na forma de Arquitetar Software.

O padrão de arquitetura em Microservices vem ajudando desenvolvedores a criar aplicações escaláveis, dividindo componentes em diferentes serviços.

Além disso, um benefício adicional é a facilidade na entrega e práticas de implantação contínua devido à velocidade em que os desenvolvedores podem fazer alterações.

Nesse novo cenário, aplicativos construídos com microservices também permitem que os desenvolvedores experimentem várias linguagens, tecnologias e ferramentas sem alterar uma aplicação inteira.

O que será visto nessa Trilha será um pouco desse novo paradigma ao construir software.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Service Mesh e Sidecars com Istio e Envoy
Rafael Benevides

A primeira geração de micro-serviços, foram primeiramente construídas em cima do Netflix OSS e mais algumas anotações do Spring Cloud annotations misturados com a lógica de negócios. A próxima geração de micro-serviços utilizará sidecars e service mesh. Nesta sessão, você terá um contato com Envoy e Istio. Dois projetos opensource que irão mudar a forma que você escreve aplicações Java usando Kubernetes. Vejo como utilizar o Envoy e o Isto para gerenciar o tráfego, introduzir falhar A/B testing, dark launches, mirroring, e talvez muito mais.

11:10 às 12:00 Serverless with Knative
Mete Atamel

When you build a serverless app, you either tie yourself to a cloud provider, or you end up building your own serverless stack. Knative provides a better choice. Knative extends Kubernetes to provide a set of middleware components (build, serving, events) for modern, source-centric, and container-based apps that can run anywhere. In this talk, we?ll see how we can use Knative primitives to build a serverless app that utilizes the Machine Learning magic of the cloud.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Microservices RESTLess e Event-Driven Architecture
Edson Yanaga

Já aprendemos como criar nossos endpoints REST com sucesso. Entretanto, mesmo que REST sobre HTTP seja importante neste novo mundo de APIs, grande parte das integrações entre serviços corporativos ainda deve utilizar uma Arquitetura Orientada a Eventos sobre uma plataforma baseada em mensagens.

A maioria dos desenvolvedores tem um mindset de requisição/resposta na cabeça, e há aqueles que acreditem que serviços de comunicação baseados em mensagem seja "difíceis". Quer pensar diferente? Então junte-se a nós nesta palestra para entender como tecnologias como ActiveMQ, Kafka e Camel podem criar arquiteturas de Microservices distribuídas, resilientes, e performáticas.

14:10 às 15:00 Como a utilização de microserviços e serviço de mensageria distribuído contribui para o setor elétrico brasileiro.
Frederick Moschkowich / Roberto Klein

Em um cenário onde temos sistemas críticos coletando e produzindo milhares e até milhões de informações simultaneamente, precisamos de aplicações que sejam capazes de receber esses dados e tratá-los de forma eficaz, sendo assim, a utilização de sistemas monolí­ticos podem ocasionar congestionamento na rede e acabam não conseguindo garantir a consistência e garantia de entrega dessas informações. E como resolver este problema? Arquitetura de Microserviços e serviço de mensageria distribuída e, claro, containers!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como manter a disponibilidade dos seus serviços através do monitoramento de métricas
Elder Moraes

Não é segredo que os microservices elevam muitas coisas no seu projeto: entre elas, a complexidade de gerenciamento. Imagine que cena linda: vários serviços parando em efeito dominó, e você sem saber onde começou, o que aconteceu, e quem será o próximo a cair. Pesadelo! Para isso existem as métricas e os processos de monitoramento. Com eles, você não precisa mais ser ?reativo? (#trocadilhoalert). Ao contrário, pode se preparar para o que der e vier. Junte-se a nós para entender como usar métricas para manter seus microservices disponíveis e como isso pode ser feito utilizando Helidon.

16:40 às 17:30 Reactive Microservices
Mercedes Wyss

Microservices was a huge improvement in the IT industry, allowing the system's decomposition into discrete and isolated subsystems, creating small, independent and more flexible services. But isolation is not enough, we need to make those Microservices scalable, resilient to failure, and combines them with other services to form a cohesive whole, the new Reactive Microservices approach. Isolation is only the first to allow resilience and elasticity, this will require asynchronous communication boundaries between services to decouple them to allow concurrency, distribution, and mobility.

We will talk about the main concepts like asynchronous, integration, security and communication.

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos de T.I., Estudantes, DevOps, Infra


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Frederick Moschkowich
Frederick Moschkowich
Parque Tecnológico de Itaipu - PTI
Mercedes Wyss
Mercedes Wyss
Produactivity
Roberto  Klein
Roberto Klein
Parque tecnológico de Itaipu