TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Gestão de Produtos Para quem é apaixonado por criar produtos que encantam clientes e usuários...

É através da gestão de produto que são identificados os produtos que deverão ser construídos para endereçar as necessidades e dores de clientes e usuários.

Muitas são as responsabilidades de um gerente de produtos: entender as necessidades de negócio e dos sponsors e stakeholders, criação da visão do produto, quem são os clientes/usuários, a experiência, as limitações técnicas, priorização de backlog, definição de roadmap de entrega de produto, gerência situacional, uso de métricas e data analytics no suporte à decisão e direcionamento, para tracionar, crescer e escalar. Tudo isso, com a colaboração de um time multidisciplinar de desenvolvimento, UX, negócio, atendimento, suporte.

O papel de um gerente de produtos é o de orquestrar todos os envolvidos em cada momento do ciclo de vida do produto e extrair o melhor de todos para entregar produtos sensacionais. Isso tudo em meio a muito aprendizado e descobertas. Ferramentas, dinâmicas, técnicas, erros e acertos.

Há um mundo de possibilidades na gestão de produtos. Então vem compartilhar tuas experiências com a gente?

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Alfaiate de Produto
Augusto Rückert

Vamos conversar sobre as habilidades e responsabilidades essenciais para o gerente de produtos dentro da organização, tendo como guia os três conhecimentos essenciais da confecção de roupas: Modelagem, Corte e Costura.

Framework ain?t silver bullet
Paula Andrea Hurtado

Você que já é product manager ou que está se preparando para entrar nessa jornada, já deve ter ouvido falar de um bom número de siglas e frameworks. Mas já parou para pensar se você está usando cada um deles no momento certo? Nesta palestra eu trago um apanhado de frameworks, para que juntos consigamos ampliar o horizonte das possibilidades de ferramentas que existem para apoiar a tomada de decisão, entendendo em quais situações cada um funciona melhor e como eles estão interligados.

11:10 às 12:00 Adotando práticas contínuas de Product Discovery
Mario Baumgartner

A descoberta contínua de produtos é a próxima evolução de como criar produtos que agregam valor de fato aos clientes e ajudam as empresas a alcançarem suas metas e objetivos. Esta palestra trás o estudo de caso da Conta Azul e como adotamos essas práticas em um de nossos produtos. Ao invés de realizar uma ?Fase de Descoberta de Produto?, onde elaboramos várias semanas de itens validados de backlog de produtos e os entregamos à engenharia, iremos através desta palestra, incentivar as equipes a fazer descobertas contínuas de produtos - onde estamos constantemente identificando, validando e descrevendo novos itens de backlog de produtos.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Feature Flags: sexta-feira também é dia de lançamento
João Cunha

Você sonha em lançar novas features do seu produto de maneira instantânea, com um clique no dashboard? E se além disso você pudesse controlar a porcentagem de usuários que terão acesso a essas features de maneira progressiva? Big-Bang deploys, staging desatualizado, rollbacks emergenciais, releases que quebram o produto? conheça o conceito de Feature Flagging e deixe tudo isso pra trás.

Nessa talk eu explico como usar o Feature Flag-Driven Development para criar modelos de subscription, testes A/B, allowlist/denylist de usuários, opt-in de novas funcionalidades, e muito mais.

Formatando sua solução e potencializando seus clientes com Jobs-to-be-done
Pedro Mário Vargas da Silva

Qual é o progresso que seus clientes querem ter comprando seu produto/serviço? A teoria de Jobs-to-be-done (JTBD) vem para ajudar a descobrir quais são as reais necessidades dos seus clientes. Entendendo isso, você consegue criar uma comunicação mais assertiva e eficaz, além de determinar as principais situações, motivações e resultados esperados para formatar uma solução genial. Esta palestra abordará como essa teoria pode mudar a visão e o mindset da sua equipe para uma estratégia mais centrada no cliente, além de ferramentas, práticas de pesquisa e experiências que podem auxiliar na aplicação em projetos da sua empresa.

14:10 às 15:00 Aplicando experiência de usuários para engajar produtor de suínos no uso de um APP
Michele Fernandes

Você já pensou como seria desenvolver um aplicativo de Smartphone para um produtor rural que não esta habituado a usar a tecnologia diariamente. Como será a experiência do usuário para essa persona? Como engajar o produtor a registrar as informações pensando na interação humano-computador que ele pode ter com o aplicativo. Para isso, foi preciso ir a campo entregar um smartphone na mão de vários produtores, e analisar a maneira de como esse perfil usa essa tecnologia. E nesse talk vou contar um pouco da experiência que tive na minha empresa em prototipar telas pensando na UX do produtor rural.

Dogfooding: Bater ou correr?
Mateus Alberto Lima

A referência ao dogfooding tem vinte anos, mas sua aplicação eficiente em Produtos ainda pode ser mal-interpretada. Quem nunca ouviu ?eu também sou um usuário? vindo de um dos stakeholders para defender sua demanda? A fim de reduzir desperdício, maximizar ganhos e interpretar com menor viés os insights gerados pela prática de dogfooding, gostaria de instigar seu melhor entendimento e alguns exemplos de como aplicá-la.

Métricas de produto - os donos de produto estão olhando para isso?
MARINA DE FREITAS

Todos os artigos que ditam as tendências para o ano de 2019 falam em dados. Dados, dados, dados... Mais importante que te-los, saiba como e onde usa-los. São informações maravilhosas que podem esclarecer os rumos do produto e tomar decisões usando eles como argumento. O que são as métricas de produtos e onde elas estão? Passei por esse desafio e posso compartilhar essa experiência.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 UX Research e Data Science: storytelling com números
Lucas Garcia

É muito comum ver ótimos projetos de UX ou Ciência de Dados nas organizações, mas é comum que esses trabalhos não se misturem, sem uma forte colaboração entre o mundo qualitativo e quantitativo.

Entrevistas de usuários podem ser reforçadas com algoritmos de classificação, análises de sentimento podem ajudar a interpretar opiniões em massa, pesquisas qualitativas podem dar sentindo a modelos matemáticos, que por vezes carecem de uma interpretação profunda.

O objetivo é mostrar o impacto poderoso de mesclar as duas abordagens, contando a estória que realmente importa: dos nossos usuários.

16:40 às 17:30 Como lidar com a síndrome do cobertor curto na priorização do roadmap
Mauricio Navarrete

Quando estamos no contexto de desenvolvimento de Produto, o planejamento deve ir além de um sprint ou release. Nesse cenário, vamos falar sobre os desafios na priorização do roadmap. As demandas vêm do mercado, dos clientes, bugs, débitos técnicos, necessidade de inovação, operações, etc. Com recursos limitados, devemos encontrar maneiras de priorizar visando maximizar o valor gerado. Vamos mostrar um processo desenvolvido pela Hi Platform nos últimos anos. Um dos benefícios do formato apresentado é a forma de envolver as pessoas certas, de modo que os principais stakeholders estejam comprometidos com o planejamento feito. Outro aspecto importante é balancear o curto e o longo prazo.

Inimigo Meu: o eterno conflito entre gestores de produtos e gestores comerciais (e 5 dicas para contorná-los)
André Faggion

Como gestores de produto, quantas vezes nos deparamos em conflito entre priorizar features importantes para a evolução do produto e features necessárias para fechamentos de negócios ou projetos com ?necessidades surpresas?? Nesse talk, abordarei esse assunto com o viés de apresentar as principais habilidades que um product manager precisa ter e utilizar para contornar esse conflitos e minimizar a angústia dos envolvidos.

17:40 às 18:30 Estratégia de Produto: integrando visão, roadmap e backlog com o ciclo constuir-medir-aprender
Jean Cainelli

Vamos falar sobre VISÃO - ESTRATÉGIA - ROADMAP - BACKLOG de produto e como esses conceitos precisam estar claros para criar produtos de sucesso. O que é a VISÃO de seu produto e como ela vai direcionar a ESTRATÉGIA? Como montar uma correta ESTRATÉGIA para seu produto com base numa boa VISÃO? Como integrar o ciclo CONSTUIR-MEDIR-APRENDER para validar a ESTRATÉGIA? Por que você precisa definir o ROADMAP do produto e quais as melhores práticas? Qual a diferença entre ROADMAP e BACKLOG.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes de Produto (Product Managers - PM), Product Owners - (PO), Analistas de Negócio, Empreendedores, Scrum Masters, Agilistas, Customer Success, Agile Coaches, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Mateus Alberto Lima
Mateus Alberto Lima
HostGator América Latina
Paula Andrea Hurtado
Paula Andrea Hurtado
Resultados Digitais