TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ChatBots Chatbots e o futuro das interações conversacionais

O recentemente aumento do interesse no entorno de Chatbots e interfaces conversacionais indica que a adoção dessas tecnologias, muito em breve, deve aumentar drasticamente. Nesta trilha traremos palestras introdutórias aos temas bem como palestras sobre as tecnologias e métodos envolvidos na criação de chatbots e no processo de criação de interfaces conversacionais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Chatops - Zero to Hero
Dhiego Piroto / Evandro Franco
O foco principal é demostrar os benefícios da automatização de processos de negócio para operações de TI, através do uso de ferramentas de chatbot, integradas com soluções de ITSM em ambiente cloud.
11:10 às 12:00 Chatbots na educação: indo além da FAQ
Diego Howes / Ruan Rossato
Se é possível termos assistentes virtuais em todos os setores, por que não tê-los na educação, como agentes facilitadores do aprendizado? Vamos conversar sobre um projeto real de chatbot facilitador, que atua numa universidade auxiliando os alunos em sua jornada do conhecimento, conduzindo-os pelo conteúdo da disciplina sem ser estático como uma wikipedia ou tedioso como uma FAQ.
Atendimento híbrido no Whatsapp - combinando humanos e chatbots!
Marcelo Li Koga / Erich Rodrigues
Na Quero Educação, o aluno é rei e o atendimento de qualidade é prioridade máxima. Nessa palestra falaremos da nossa experiência com a API oficial do Whatsapp e mostraremos como mesclamos chatbots com o atendimento humano; o que está funcionando, e o que não funcionou também, nesse nosso constante desafio de manter a qualidade e agilidade no atendimento para uma crescente demanda de mais de 5 mil mensagens por dia.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Nem todo mundo gosta de robôs
Diego Motta

Falar com um robô pode parecer algo chato e formal demais, sem personalidade e com pouca profundidade. Nem todos são avançados, inteligentes e humanizados, que é o que se espera dos chatbots de hoje em dia. Assim como, nem todas as pessoas são tecnológicas e estão preparadas para esse novo modelo de atendimento e comunicação. Então, será que chatbot é uma boa solução para todos os usuários? Será que é possível trabalhar com um para quem não quer nem ouvir falar em robô? Através de um case real, com pesquisas e análise de personas, a proposta da palestra é elevarmos a discussão sobre chatbot para um nível mais crítico, pensando sempre no melhor para as pessoas.

Precisamos falar sobre acessibilidade e chatbots
Rafaelly Gruber Schoeffel
Uma grande parte de chatbots não consideram as necessidades de PCDs. Por que não? O que podemos fazer para mudar? Quais ferramentas utilizar? Se nós queremos que chatbots sejam acessados por todos, precisamos desenvolvê-los de forma que sejam acessíveis!
14:10 às 15:00 Emojeria | Um novo comportamento na comunicação
Águino Silva

Dos hieróglifos do antigo Egito aos emojis da atualidade, como nosso comportamento comunicacional mudou durante todo esse período. Será que hoje nossa comunicação é mais fácil, será que todo mundo se entende ao enviar um emoji, você já passou por alguma saia justa?

Whatsapp.zip: Tudo que você precisa saber para criar um bot usando a API oficial do Whatsapp.
Rafael Pacheco

Em agosto de 2018 o WhatsApp disponibilizou, oficialmente, a possibilidade de construir bots em sua plataforma. De lá pra cá diversas empresas têm utilizado este canal para melhorar o processo de comunicação com seus clientes.

Mas e você, sabe como funciona essa integração? Sabe as diferenças entre os produtos WhatsApp Business App e WhatsApp Business API?

Nesta apresentação discutirei tudo o que você precisa saber para começar a utilizar esse canal de forma 100% oficial. Através de um bot de exemplo vamos testar algumas possibilidades, entender as limitações, desvendar mitos e verdades e esmiuçar todos os detalhes da documentação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como se faz uma VUI? Do briefing ao mão na massa.
Ariana Dias Neves / Janaina Pereira
E agora, José? O cliente pediu uma interface totalmente invisível. Janaína Pereira, VUI Specialist, e Ariana Dias, UX Writer, explicam os três principais atributos das interfaces de voz: locução conversacional, design e tecnologia. Tudo o que você precisa aprender para projetar bem uma das interações mais desejadas do momento.
16:40 às 17:30 Curadoria sob a perspectiva de estruturas técnicas da língua
Kenya Ortiz / Aline Marmitt

A curadoria de conteúdos de chatbot está essencial e diretamente ligada ao sucesso do chatbot. Para que seu chatbot seja assertivo e cumpra com seus objetivos, há por trás da criação de seu fluxo conversacional um trabalho que requer um conhecimento estrutural da língua. Para que se faça uma curadoria de qualidade no seu chatbot, é importante saber como os usuários dele se comportam e quais padrões linguísticos podem ser encontrados. Você precisa estar atento aos comportamentos linguísticos encontrados e guiar a curadoria do seu chatbot a partir daí.

Aumente a capacidade do seu Chatbot usando Functions
Victor Shinya
Chatbots estão se tornando cada vez mais comuns e úteis, no nosso cotidiano. E se ele pudesse ter mais poder de ação, como fazer uma ligação ou consultar os dados do cliente? Aprenda a usar o Watson Assistant e o IBM Cloud Functions para entregar mais valor, ação e melhor experiência para o seu usuário. No final, você terá acesso a algumas demonstrações para entender melhor a tecnologia.
17:40 às 18:30 Desenvolvendo skills do Alexa para Internet das Coisas
Giovanni Comunello Jr / Daniel Olsson
As interfaces de usuário evoluíram a partir do texto, GUIs, dispositivos móveis até chegar nos assistentes pessoais acionados por voz. Entre os existentes hoje em dia, o Amazon Alexa se apresenta como uma solução bastante poderosa, principalmente para acionar dispositivos IoT. Além disso, é muito fácil construir aplicações para ele, graças ao Alexa Skills Kit (ASK). Mas para desenvolver interfaces conversacionais é preciso saber a estrutura um skill, o fluxo de diálogo e como o ASK e Amazon Lambda podem ajudar nessas tarefas. Essa palestra traz uma visão geral do desenvolvimento de um skill para o Alexa.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas de chatbots, programadores, entusiastas e estudantes de inteligência artificial e UX Designers.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Águino Silva
Águino Silva
Porto Seguro
Daniel Olsson
Daniel Olsson
SoftDesign
Dhiego Piroto
Dhiego Piroto
Logicalis
Diego Motta
Diego Motta
HostGator
Erich Rodrigues
Erich Rodrigues
Quero Educação
Marcelo Li Koga
Marcelo Li Koga
Quero Educação

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet