TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Performance, alta disponibilidade e escalabilidade em aplicações .NET.

Desde sempre o .NET foi uma tecnologia de destaque. Depois da sua abertura para a comunidade e o lançamento do .NET Core, as tecnologias Microsoft ganharam ainda mais forças. Aqui iremos abrir diversas pautas e quebrar todos os tabus sobre os diversos tipos de arquiteturas, seja monolítica, em camadas, MVC, DDD, Microserviços, aplicados com containers, em Cloud, com CQRS, event sourcing, entre outros. Venha com a gente compartilhar e aprender mais sobre as técnicas que podem te tornar um profissional de referência no mercado e construir as melhores soluções, mais performáticas, escaláveis, disponíveis e manuteníveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A definir
11:10 às 12:00 Construindo um Context Map
Matheus Poleza / Fabrício Rissetto

Context Map é um conceito que surgiu como uma das ferramentas estratégicas do Domain Driven Design, mas que pode te ajudar mesmo sem você sequer conhecer o que é o DDD. Na teoria parece ser muito fácil mapear seus produtos, aplicações, e como eles interagem entre si. Na prática surgem diversas dificuldades, tais como: tempo para documentar, desalinhamentos de informação, conhecimentos espalhados por várias pessoas, entre outros. Nós vamos apresentar um case do processo de construir um Context Map em um ambiente confuso e de constantes mudanças, das falhas e acertos que tivemos ao organizar esse processo, e de como essa prática está nos ajudando a guiar decisões arquiteturais e de negócio.

Como tipos definidos podem nos ajudar a mandar uma sonda pra Marte
Caliel Lima da Costa

Você se lembra de quando uma sonda a caminho de marte explodiu porque parte do sistema estava em polegadas e parte no sistema métrico?

Eu tenho uma solução.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Event Driven Architecture
Camila Campos

Já percebeu que nossa realidade é assíncrona? Nós enviamos uma mensagem (seja ela falada ou escrita) e esperamos que quem está nos ouvindo ou lendo receba a mensagem, entenda e nos responda apropriadamente. Além disso, muito do que acontece no mundo é visto por nós como "coisas" (ou eventos) que acontecem. Por exemplo, ao pensarmos no processo de fechar um pedido em alguma loja online, o que geralmente acontece é: produtos são adicionados ou removidos até que o pedido seja fechado. Uma lista de produtos que foram fechados não reflete a realidade de como as coisas aconteceram até chegarmos ao ponto final do pedido fechado. O que isso tem a ver com código? É isso que essa talk vai mostrar!

14:10 às 15:00 Criando uma aplicação serverless com CQRS, Azure Functions, Blob Storage e CosmosDB
Rafael Turino

A arquitetura serverless é uma arquitetura voltada para pequenas aplicações com o foco de ser extremamente rápida, escalável e de baixo custo. Nesta palestra pretendo demonstrar boas práticas e como aproveitar os recursos da Microsoft Azure para construir uma aplicação ideal.

Usando Clean Architecture no .NET Core
Gabriel Schade Cardoso

Clean Architecture, Arquitetura Limpa, Arquitetura Hexagonal e até Ports and Adapters. Essa arquitetura pode ter diversos nomes, mas a responsabilidade de cada camada é bastante clara.

Vamos ver os principais conceitos da Clean Architecture desmistificando essa arquitetura e entendendo as responsabilidades de cada uma das camadas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Sistemas Distribuídos com Microsoft Orleans Actor Model
Alexandre Brandão

Irei demonstrar as caracteriscas e vantangens do uso do modelo de atores com o framework Microsoft Orleans

16:40 às 17:30 GraphQL: evoluindo uma arquitetura REST já existente
Guilherme Bueno

Com o crescimento do REST como um dos principais meios de comunicação entre cliente/servidor, fica notório de que este modelo é um dos mais utilizados atualmente. Contudo, o surgimento do GraphQL vem em um bom momento, não para acabar com o REST, mas para atuar em meios e especifidades onde o REST não é capaz. No caso do .NET Core, temos sempre que mapear objetos de saída para nossas consultas, com o GraphQL, tudo fica um pouco mais descomplicado, e o cliente passa a ter domínio sobre quais dados ele quer receber.

A Visão de um Arquiteto sobre o Software
Eduardo Spaki

Devemos documentar muito ou pouco? Como manter a documentação atualizada? Quais documentos/diagramas um arquiteto deve desenhar? Como fica a questão: documentação vs. metodologias ágeis? Vamos explorar um pouco sobre qual o papel do arquiteto de software diante de um projeto nos dias de hoje, e qual o valor que o mesmo entrega.

17:40 às 18:30 CQRS com MediatR e .Net Core
Thiago gambarra

Nessa palestra irei abordar uma visão geral do padrão arquitectónico CQRS, onde veremos o que é, como utilizar e porque utilizar. Além da sua Relação com DDD e domínios ricos. Para complementar o assunto será demonstrado o frameworh MediatR e como ele encasula o padrão Mediator e como esse framework facilita a implementação do CQRS.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, engenheiros e desenvolvedores de software com foco em .NET, que buscam melhorar e aprimorar seus conhecimentos e suas técnicas visando o aumento da qualidade do seu software.


Investimento

presencial:R$ 220,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Thiago gambarra
Thiago gambarra
MundiPagg(Stone CO)