TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Terça Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.



Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Apache Camel num mundo de Serverless e Microservices
Edson Yanaga

Apache Camel é a implementação favorita de Enterprise Integration Patterns, e o projeto já comemorou mais de 10 anos de idade! O mundo certamente mudou muito desde a sua 1.a versão, e esta questão agora é bastante relevante: há lugar para o Apache Camel num mundo dominado por Serverless e Microservices?

Participe desta sessão para verificar qual é o estado da arte em termos de integração entre plataformas utilizando Serverless e Microservices. Nós abordaremos os usos atuais e também os futuros do Apache Camel neste maravilhoso mundo novo. (Dica: talvez a resposta passe por "Sagas" também).

11:10 às 12:00 Indicadores para nortear a análise e feedback constante
Trabalhar sem indicadores é igual dirigir sem o painel do carro e GPS, você não sabe sabe se está indo para o lugar certo, não sabe quanto falta para chegar, não sabe se vai ter gasolina para chegar e se vai ter algum problema no motor. Nos projetos ou pra própria empresa funciona da mesma forma, não adianta só definir a missão, visão e objetivos e não acompanhar os indicadores que mostram se estamos indo para o caminho certo e na velocidade que desejamos. Criar indicador para análise é algo bastante subjetivo. Nesta palestra, trago uma proposta de indicadores para análise que tem dado muito certo no projeto e na empresa onde eu atuo. Irei demonstrar como monta-los e como trabalhar com eles
Web analytics para Negócios
Eleonora Diniz

Como o planejamento de métricas e as informações de web analytics podem impulsionar seus negócios, entender o comportamento do seu cliente e mais e te ajudar a entregar o que de fato ele quer. Atualmente é impossível olhar para o mundo digital sem olhar para os dados que podem nos apoiam na tomada de decisão indo do operacional ao estratégico.

12:10 às 13:00 Normas e certificação de segurança de sistemas de informação em saúde: o ponto de vista do desenvolvedor
Renato M.E. Sabbatini, PhD

Diversos incidentes graves de segurança da informação em hospitais e clínicas têm chamado a atenção ultimamente, tanto da mídia quanto dos especialistas. As consequências são muito mais catastróficas para a área da saúde, por envolver a vida e o bem estar de seres humanos. No entanto, os desenvolvedores de software para a área ainda ignoram largamente os problemas envolvidos, principalmente quanto às normas, legislação, riscos, ameaças e vulnerabilidades. Especialmente preocupantes são os apps e as aplicações de IoT na área da saúde. Nesta palestra mostraremos este cenário, que aspectos devem ser considerados no desenvolvimento e na certificação do software e do ambiente computacional.

13:10 às 14:00 Agile Coaching - case PagSeguro
Mariana Zaparolli Martins

O papel do Agile Coach nas organizações tem diversas configurações. A busca por eficiência e eficácia vem sendo foco de grandes organizações que perseguem as chamadas Transformações digital e ágil. No PagSeguro a Jornada de Agilidade tem papel fundamental na busca por um crescimento Sustentável. Nesta apresentação compartilharei como tratamos o agile coaching, como o time de Agile Coaches foi estruturado, como ele está posicionado, qual a atuação e os desafios deste time.

14:10 às 15:00 Utilizando Data science para resolver problemas socialmente relevantes
David Melo da Luz

Muito tem se falado à respeito de Big Data, Machine Learning, Inteligência artificial e outras tecnologias emergentes. Todavia temos um número muito pequeno de soluções que utilizam estas tecnologias para resolver problemas sociais e causar impacto. O objetivo desta talk é (1) Apresentar uma reflexão sobre o quanto podemos utilizar Data Science para resolver problemas historicamente complexos e socialmente relevantes e (2) Dar um exemplo prático mostrando como algoritmos de clusterização podem ser utilizados para resolver problemas historicamente complexos no campo da educação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Acessibilidade no Visual Studio
Alexandre Santos Costa

Usando o VS desde a versão 2003 é notório a evolução da sua acessibilidade para uso por pessoas com deficiencia visual. Nesta palestra irei demonstrar na prática como é meu dia-a-dia como desenvolvedor utilizando esta ferramenta para as mais diversas atividades

16:40 às 17:30 Big Data e Machine Learning: Desafios e oportunidades em um mundo orientado a dados
Anderson Soares

Nesta palestra, apresento brevementes as oportunidades emergentes de um mundo orientado a dados sob a ótica de inteligência artificial. Posteriormente apresento projetos desenvolvidos em diverentes setores fazendo uma relação com diferentes níveis de maturidade no uso de dados. Por fim, apresento quais são as dificuldades no desenvolvimento de soluções do ponto de vista de oportunidades de carreira.

17:40 às 18:30 Usando uma abordagem orientada a dados na criação e evolução de funcionalidades do aplicativo Pinterest para iOS
Rocir Santiago

No desenvolvimento de software, existem diversas metodologias e abordagens usadas na criação e manutenção de funcionalidades de um serviço ou aplicação. No Pinterest, usamos uma abordagem orientada a dados (data driven) no desenvolvimento de nossos aplicativos. Nessa palestra discutiremos como coletamos informações do uso de nossos apps, como essas informações nos motivam no que e em como desenvolver funcionalidades, como executamos experimentos e testes A/B e como a análise de dados nos guia na tomada de decisões nas diversas etapas de interação de desenvolvimento de nosso software.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 17 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.


Palestrantes desta trilha

Anderson Soares
Anderson Soares
Universidade Federal de Goiás
Eleonora Diniz
Eleonora Diniz
Eleonora Diniz
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Sabbatini Consulting

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial