TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Linux Embarcado Com o uso de Linux Embarcado, o desenvolvimento de equipamento eletrônico vem se tornando cada vez mais acessível para as pessoas da área de TI.

Nessa trilha iremos discutir um pouco sobre o tema e apresentar ideias e discussões sobre o Desenvolvimento de Equipamentos embarcados com Linux.

A ideia é apresentar palestras que ensinem desde o básico para quem quer iniciar o aprendizado com Linux embarcado até alguns tópicos mais avançados.

Coordenação


Apoio Trilha


Toradex

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Development of Real-Time Systems with Embedded Linux
Leonardo Veiga

The ever increasing complexity of embedded systems is making the use of embedded Linux a big trend throughout the decade. As such, concerns regarding constraints where embedded Linux does not perform extremely well arise, and one of the scenarios is the real-time constrained project.

This talk aims to present a handful of design approaches to the real-time system scenario - HMP, real-time patch and Xenomai - while still benefiting from embedded Linux.

11:10 às 12:00 Desvendando a Linux Device Tree
André Márcio de Lima Curvello

Linux Device Tree é uma estrutura presente há já algum tempo no Kernel Linux, mas que vem sido cada vez mais usada para trazer conformidade no uso de Drivers de Dispositivos. Mandatória quando se tratando do uso de Linux em sistemas Embarcados com ARM, é um canivete suíço para arquitetar todos os componentes presentes no sistema em uma estrutura hierárquica de nós que representam cada parte. Veja nessa palestra como usar Device Tree é algo prático, desvendando receios quanto ao seu uso e garantindo a certeza da sua aplicação para a topologia do seu projeto com Linux Embarcado em ARM.

12:10 às 13:00 Yocto in the cloud - how to quickly build Embedded Linux images
Leonardo Veiga
Building Embedded Linux images using Yocto can be slow - especially during the first build. Learn how to use the cloud to reduce the build time, saving money and enhancing your productivity.
The Big, the Small, and the Yocto
Henrique Marcomini

Descubra as diferenças entre o Big Linux e Small Linux, e veja como criar uma distro personalizada e performática em poucos passos usando o Projeto Yocto.

Projeto de Linux para Módulo de Comunicação de Máquinas Agrícolas
Marcelo Mergulhão

Esta apresentação é um estudo de caso de um projeto real, com foco no processo de desenvolvimento de um Linux de sistema embarcado para um módulo de comunicação para uso em máquinas agrícolas. Mostramos um caminho sistematizado do projeto, incluindo o início com o planejamento de requisitos de alto nível, a detalhada configuração do kernel para suportar os dispositivos presentes, a organização da construção do Linux com Yocto Project e também os detalhes mais importantes na hora do bring up.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Desmistificando o systemd para sistemas embarcados
Gustavo Sverzut Barbieri

Definir um sistema embarcado é difícil, o termo é usado para sistemas diversos: uns precisam de início rápido, já outro de gerência dos serviços enquanto outros querem total isolamento entre os mesmos. Talvez por falta de entendimento, muitos mitos e uma boa pitada de FUD, muitos desenvolvedores optam por seguir com implementações próprias, às vezes baseada em shell-script e sysvinit/busybox.

Esta apresentação explica o gerenciador de sistema systemd e como diminuir seu "peso", eliminando componentes desnecessários. Assim conseguimos comparar coisas semelhantes e ver com o systemd escala linearmente, ao passo que outros explodem em complexidade.

15:10 às 16:00 Recursos para uma IHM em Qt5
Cleiton Bueno

Nesta palestra mostraremos os principais módulos e recursos do framework Qt5, para aplicações GUI com suporte a rede, comunicação serial, imagens, teclado virtual, gauges, graficos e demais recursos usados em IHM's e Sistemas Embarcados.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Introdução ao projeto 96Boards
Ricardo Salveti

O projeto 96Boards é um conjunto de especificações de hardwares criada e mantida pelo Linaro, com foco de facilitar o acesso a plataformas ARMs à um preço acessível para desenvolvedores. As especificações são completamente abertas, utilizadas para definir um conjunto básico de funcionalidade e layout, permitindo implementações baseadas em diversos SoCs e ainda mantendo um ecossistema compatível.

A apresentação irá cobrir os objetivos iniciais do projeto, demonstrando as plataformas existentes e suas diferentes funcionalidades, além de cobrir o atual suporte ao Linux upstream para elas.

17:40 às 18:30 Open source over-the-air (OTA) software updater for embedded Linux devices
Caio Pereira
Gerenciar a atualização de dispositivos embarcados em campo não é uma tarefa trivial, nesta apresentação vamos falar sobre o projeto Mender. Esta plataforma Open Source que permite a gestão de atualizações de software OTA para sistema embarcados Linux , durante a apresentação vamos abordar os componentes do Projeto Mender, como utilizá-lo em conjunto com Yocto, características do cliente e servidor de gerenciamento.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de Sistemas Embarcados (Hardware e Software) e tambem chamar o pessoal da área de TI para esse mundo do desenvolvimento de produto.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores