TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices SÁBADO Entenda os desafios de se aplicar uma arquitetura de Microservices

Microservices não é para qualquer um, mas se você tem o problema certo, esta arquitetura pode ser uma ótima solução. Venha aprender os desafios de se distribuir e depois integrar artefatos num sistema distribuído!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Protegendo Microservices: Boas Práticas e Estratégias de Implementação
Rodrigo Cândido da Silva

Microservices tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software atualmente, e muito pode ser dito sobre os seus benefícios. Mas, existem inúmeros desafios relacionados a implementação e propagação de segurança no contexto destes componentes.  Esta palestra abordará como realizar os cenários de autenticação e autorização com microservices, bem como discutir boas práticas e estratégias de implementação de segurança cobrindo tecnologias como OAuth2, OpenID Connect, JSON Web Token.

11:10 às 12:00 Autenticação e Autorização em microserviços
Fernanda Machado

Fornecer uma visão geral sobre autenticação e autorização e as alternativas para implementar authN/authZ em microserviços. Além de compartilhar o processo de implantação de uma abordagem em um caso de negócio que teve esta necessidade.

12:10 às 13:00 Microserviços orientados a eventos: A evolução!
Rodrigo Abreu / Danielle Netto

Qual a melhor abordagem para arquitetar soluções que usam microserviços? Como a maioria das coisas em desenvolvimento de software (e na vida), isto depende dos requerimentos! Hoje existe uma noção que microserviços significam REST, mas isto não é necessariamente verdade. Combinar microserviços e orientação a eventos é uma abordagem que muitas vezes cria soluções mais robustas e simples.

Nós vamos cobrir nesta sessão quais são os aspectos relevantes para arquitetura de microserviços e como funciona a poderosa combinação de microserviços e orientação a eventos. Vamos ver as formas de comunicação entre microserviços, como cada uma afeta a solução e também como a nuvem muda este cenário.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Obtendo sucesso na reestruturação de sistemas legados com microservicos: um case de e-commerce
Rafael Nachtigall Garbinatto

Nesta apresentação será abortado conceitos como arquitetura orientada a serviço, arquitetura de microsserviços, escalabilidade, componentização, descentralização, resiliência, monitoramento, entre outros assuntos voltados para o desenvolvimento de aplicações que permitem se pensar em componentes ou camadas independentes que podem ser implantadas, distribuídas, protegidas ou escaladas de forma também independente.

15:10 às 16:00 Orquestrando microservices com 30 milhões de requisições diárias
Rafael Lacerda Cirolini

Vamos mostrar como trabalhamos com diversos microserviços que suportam mais de 30 milhões de requisições diárias. Vamos mostrar o caso real de como funciona a relação entre eles, a os protocolos de comunicação entre microserviços, como evoluimos esse ambiente nos últimos anos, os pontos negativos e positivos, análise e rastreamento de problemas em múltiplas camadas de aplicação, sistemas de cache e resiliência. Como trabalhar com serviços assíncronos usando o Python e Tornado, e também serviços síncronos com flask.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Consolidando log distribuído de milhões de eventos em arquiteturas de micro-serviços
Marcelo Flores Manrique

A arquitetura de micro serviços está sendo adotada em muitas empresas na atualidade. Um dos grandes desafios dessa arquitetura é manter a consistência e rastreabilidade entre milhões de eventos processados em cada micro-serviço. Na OLX utilizamos o stack ELK para consolidar o log e realizar consultas que permitam visualizar o estado dos nossos anúncios importados em massa. Nessa palestra vamos mostrar o aprendizado de configurar o stack, além de formas de padronizar o log que permitem ter a rastreabilidade.

17:40 às 18:30 Netflix OSS - plataforma desenvolvimento de microserviços
Cristiano Altmann

Nesta palestra pretendo apresentar alguns componentes da stack de microserviços da netflix: Eureka, Ribbon, Feign, Hystrix e Zuul.

Demonstrarei como os componentes funcionam, os problemas que eles resolvem e como estes componentes interagem entre si auxliando no desenvolvimento de aplicações cloud native.

Além disso, pretendo apresentar os ganhos que tivemos, as limitações e desafios que são encontrados na prática ao utilizar a stack.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.