TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PHP É para quem leva a carreira a sério!

Atualmente, o PHP é uma das principais linguagens de programação do mercado, presente na maioria dos sites, e capaz de atender qualquer demanda de software, implementando as features necessárias para o desenvolvimento de aplicações de todos os portes. Esta trilha tem como objetivo principal trazer as principais ferramentas, metodologias e projetos open source nascidos e criados na comunidade aos desenvolvedores PHP. Além de mostrar as principais características para as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o PHP.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Introdução a Tipos em PHP
Marcel Gonçalves dos Santos

O conceito de tipos é muito importante para as linguagens de programação e dominá­-lo é essencial para a produção de códigos de qualidade. Porém, este conceito é, muitas vezes, incompreendido por muitos programadores. Nesta palestra serão apresentadas a definição de tipos, sistema de tipos, tipagem estática e dinâmica, tipagem forte e fraca, como funciona o sistema de tipos em PHP, novidades do PHP 7 em relação à tipos (scalar type hints, declaração de tipos de retorno e tipagem estrita), como funciona o sistema de tipos em Hack, vantagens e desvantagens na utilização de tipos em linguagens de programação e qual é o futuro do PHP em relação à tipos.

11:10 às 12:00 A Revolução dos Middlewares com Zend Expressive
Paulo Eduardo Lima Rezende

Afinal, o que é esse tal de Zend Expressive? Já pensou em ter a liberdade de escolher apenas as bibliotecas de sua preferência para montar seu projeto? Imagine fazer isso em um micro-framework simples, leve, com alta performance, em total conformidade com as PSR?s (incluindo PSR-7 e os middlewares) e que tenha total interoperabilidade entre todas elas

O Zend Expressive chegou ao mercado provendo tudo isso, e sem perder a gama completa de funcionalidades do seu parente Full Stack.

Durante a palestra, você entenderá melhor como funciona a mais nova aposta da Zend e da comunidade do Zend Framework.

Clean Code: como tornar nossos códigos legiveis para seres humanos
Vinícius Alonso

Escrever código para um compilador é fácil, basta seguir as regras de sintaxe. Difícil é tornar esse código legível para quem irá trabalhar com ele no futuro. Nessa palestra vamos ver pequenos detalhes como, nomes expressivos e funções bem escritas, podem transformar um software.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Xdebug: seus problemas acabaram!
Vitor Mattos

Você leva horas, dias para encontrar um bug? Não conhece o framework que trabalha ou leva dias encontrando como implementar algo? Seus problemas acabaram! Aprenda a debugar suas aplicações com Xdebug!

14:10 às 15:00 Aplicando a Lei de Demeter em nossos códigos
Vinícius Alonso

Pequenos detalhes importam, e muito. A cada boa prática que pulamos, no desenvolvimento de um projeto, é um problema a mais que será enfrentado no futuro. Essa negligência gera projetos legados terríveis de manter. A lei de Demeter é uma regra muito simples e que faz diferença quando precisamos fazer alguma alteração no software, evitando problemas de acoplamento no futuro e fazendo bom uso do encapsulamento.

Yay: the PHP preprocessor
Marcelo Camargo

Conheceremos o Yay, um pré-processador para PHP escrito diretamente em PHP que permite estender e manipular a linguagem, abstraindo sintaticamente os problemas e corrigindo falhas comuns da linguagem, projeto que surgiu após discussões quanto à extensibilidade da linguagem com o core do PHP.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Functional Programming with PHP7
Sérgio Rafael Siqueira

Será apresentando um resumo básico de conceitos de programação funcional, o restante seguirá com exemplos de uso no dia-a-dia, com Symfony Validation, Respect e uso na camada de negócio.

16:40 às 17:30 Docker e PHP: Do desenvolvimento a produção
Juliana Fernandes / Rafael Gomes

Que tal desenvolver em PHP usando um modelo mais rápido, seguro e enxuto? Usando Docker você poderá empacotar suas aplicações a ponto de ter rodando na sua máquina a mesma infra que está em produção. Chega de dizer "Na minha máquina funciona"! Vamos nessa palestra demonstrar como é possível usar Docker para desenvolver e até colocar em produção esse seu código.

17:40 às 18:30 Propel 2
Rafael Nery

Apresentando a versão 2 deste ORM que anda meio esquecido no mundo mas que conta com recursos que valem a pena, saber ou relembrar.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores PHP, profissionais de tecnologia, estudantes e interessados


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização