TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Frameworks JavaScript Estruturando aplicações web com qualidade, previsibilidade e com o que há de melhor no JavaScript

Nós últimos anos tivemos um grande avanço no desenvolvimento Web. As aplicações crescem cada vez mais e cada dia fica mais difícil mante-las. Vamos discutir sobre os Frameworks JavasScript mais usados hoje em dia, além de como e o porque de usa-los.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Ember.js cool stuff
William Weckl

Ember.js é um framework javascript que usa e abusa de convenções para tornar os programadores mais produtivos. Aprenda sobre as coisas legais dele e como isso pode te ajudar no dia a dia.

11:10 às 12:00 ChatBots com Inteligência Artificial em JavaScript (Rocket.Chat, Hubot e Natural)
Diego Dorgam

Com o avanço das tecnologias de inteligência Artificial, a interação entre humanos e máquinas tem mudado drasticamente, as novas formas de interação são baseadas em interpretações cognitivas. Nessa palestra vou ensinar como criar um ChatBot inteligente, capaz de realizar atendimentos online usando a plataforma Rocket.Chat integrada com o Hubot, consumindo a biblioteca Node.JS Natural para a interpretação de linguagem natural para criar um processo de navegação cognitivo.

NodeJS como é simples escrever testes, do TDD ao BDD? do unitário a integração.
Itacir Ferreira Pompeu

Exemplo prático de como fazer TDD/BDD com NodeJS, do teste de unitário ao teste de integração, na prática será demonstrando como testar, methods de modelos, testar controllers e middlewares do express e fazer testes de integração de apis rest.

12:10 às 13:00 Utilizando o Redux no desenvolvimento de aplicações em React
Armando Augustus Oliveira Santos Freire / Gabriel Tosta

Com o surgimento do React, em 2013, aprimoramos a forma de desenvolver aplicações web. Entretanto a forma com que os dados fluem dentro de uma aplicação React, pode tornar o processo de desenvolvimento extenso e de certa forma burocrático. O Redux vem para solucionar problemas que surgiram com Flux, seguindo três princípios: Tree State Principle que contém os dados da aplicação num state imutável; Action Principle que dispara um evento para a aplicação informando o que deve ser alterado; e por fim, o Reducer Principle que são funções JavaScript puras que retornam o próximo estado da Aplicação. Dessa forma conseguimos otimizar o fluxo de dados, usufruir de features como o Time Travel.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como migrar minha aplicação Angular para Angular 2?
Rádames Santiago

Uma das maiores dúvidas tanto para iniciantes como para desenvolvedores que decidem escrever uma aplicação web single page de alta performance. Descubra como migrar sua aplicação de um jeito bem simples de Angular para Angular 2.

15:10 às 16:00 Convivendo em paz com Angular e React
Bruno Cechet

Neste talk apresentaremos as dificuldades encontradas na construção e integração de novas features em React, em um sistema construído com o framework AngularJs. Abordaremos a necessidade de mudança, componentização, versionamento e como AngularJs e React se comportam juntos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Desenvolvimento rápido e eficiente com Vue.js.
Giovanni Fernandes
Como ficar independente de outros frameworks, que possuem uma maior curva de aprendizado e principalmente acabam se tornando paradigmas em um vasto mundo nebuloso e desconhecido.
17:40 às 18:30 React Alternatives
Keuller Magalhães

React é uma biblioteca criada pelo Facebook e trouxe vários conceitos inovadores e, com isso hoje temos boas alternativas para desenvolvimento usando a API do React e algumas delas até mais otimizadas. Então vamos falar/mostrar dessas alternativas: Preact, Inferno e Rax.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 6 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desevolvedores Web


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização