TDC 2016
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Aprimore seus conhecimentos para se tornar um desenvolvedor iOS de elite.

Venha aprender com a comunidade de desenvolvedores da plataforma iOS (watchOS, tvOS e macOS também :D).

Abordando as novidades do iOS 10, da linguagem Swift, tendências no desenvolvimento nativo e muito mais.

Aprimore seus conhecimentos para se tornar um desenvolvedor iOS de elite.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 VIPER - Arquitetura limpa em nossos Apps.
Ronan Rodrigo Nunes
Apresentação da arquitetura de software Clean Architecture e como utiliza-la no desenvolvimento de APPs através da VIPER. A demonstração de uso, acontecerá através de um APP de exemplo que foi criado para esta apresentação. Será feito uma abordagem dos problemas enfrentados no desenvolvimento de APPs que seguem o caminho do MVC e proposto uma solução através da VIPER. Também será transmitido conhecimento sobre as facilidades de se aplicar TDD (Test Driven Development) nesta arquitetura.
11:10 às 12:00 Swift Funcional.
Carlos Corrêa da Silva
Nessa palestra, será feito um overview sobre programação funcional com Swift, utilizando alguns comandos já disponíveis na linguagem. Além disso, será feito um rápido "hands-on" para ver na prática como funciona este paradigma.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Desenvolvendo Apps para tvOS (iOS)
Rodrigo Schmitt de Andrade
Entenda como funciona o desenvolvimento, debug e usabilidade para criar aplicativos para o novo tvOS da Apple utilizando Xcode e Swift, tanto em aplicativos novos, quanto já existentes para iOS. Este é um mercado completamente novo que ainda pode ser muito explorado pelos desenvolvedores.
14:10 às 15:00 Swift 3 - O que mudou?
Nicolas
Após somente 3 anos do seu lançamento, o Swift se tornou Open Source, foi portado para o Linux e já detém o posto de repositório mais visto(watched) dentre as linguagens de programação no Github. Esta talk vai discutir as mudanças de terceira versão do Swift. Cobrirá mudanças de sintaxe e updates da linguagem. Também serão abordadas as mudanças realizadas pela Apple em seus frameworks nativos e para que estes funcionem melhor e, mais importante, deem uma sensação de que são feitos para Swift.
MVVM em Swift com ReactiveKit.
Diego Marcon
Do MV(X) ao VIPER, cada vez mais procuramos alternativas para facilitar a divisão de responsabilidades e evitar o temido Massive View Controller. Nessa apresentação vamos discutir uma abordagem MVVM utilizando ReactiveKit para arquitetar nossos futuros projetos.
Controlando drones com iOS.
Guilherme Colares
Explore o mercado de drones com dispositivos móveis. Integre no seu app o SDK da DJI para acessar componentes, sensores e muitos mais com drone. Tento explicar basicamente o que a DJI fornece em seu SDK como controle de voo, câmera, missões e subsistemas. Como é feita a integração, codificação, ativação, silumação de forma intuitiva para os desenvolvedores que querem começar nessa área pois atualmente temos uma documentação escassa. Ao final da palestra, tentarei demonstrar uma pequena demonstração com um drone real.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Você está errando errado! Lidando com erros em Swift.
Henrique Valcanaia
Quantas APIs, bibliotecas e frameworks você usa que trabalham com um bloco único de "callback" e um Optional? Várias? Pois é. Veja algumas práticas interessantes de como o uso de programação orientada a protocolos, tipos associados e propagação de erros podem agregar valor ao seu código, torná-lo mais legível, mais desacoplado e semanticamente mais relevante.
Automatizando tarefas com Fastlane.
Henrique Morbin / CLEBER OLIVEIRA NETO
Quem nunca passou horas criando os certificados e provisionamentos da Apple e na hora do build teve problema com a assinatura do app? Quem nunca teve que suportar multi idiomas e abrir 5 versões de simulador em 5 idiomas diferente para tirar 5 screenshots de cada? E antes da Apple alterar o iTunes Connect, tinha que ficar arrastando cada grupo de imagens para fazer o Upload das 125 fotos? Quem nunca teve problema de certificados por trabalhar em equipe? Bom, esses são alguns dos problemas que o Fastlane pode te ajudar.
Desenvolvendo o seu produto utilizando TestFlight.
Bernardo Borges / Fábio Innocente Alves
Utilizando a plataforma Test Flight para muito mais do que ativação de defeitos, detecção de bugs e testes de funcionalidades. Nesta palestra iremos apresentar o case do nosso último aplicativo, uma rede social chamada Looqueen, para abordar o uso do ambiente oficial de beta testes da Apple para a criação de produtos tecnológicos, entendimento das necessidades do usuário, criação de experiências controladas e ... encontrar alguns bugs, eventualmente.
16:40 às 17:30 Class ou Struct?
Daniel Carlos Souza Carvalho
Após o lançamento do Swift surge sempre a dúvida, entre os desenvolvedores iOS, de quando usar Value Type ao invés de Reference Type. Mas afinal, qual a diferença entre os dois? Na palestra conversaremos sobre exemplos práticos/reais e não sobre teorias difíceis de aplicar. Falaremos também da importância da imutabilidade para a consistência e segurança do nosso código. Se você ainda se sente inseguro em usar struct ao invés de class na hora de definir seu novo objeto, essa palestra é pra você!!!
Desenvolvendo Widgets no iOS 10
Marcelo Garcia
Um workshop mostrando o desenvolvimento e como os widgets (Today Extensions) se tornam cada vez parte mais importante do aplicativo, sendo mais uma forma de interagir com o usuário e ganhar audiência.
17:40 às 18:30 FishBowl - Discussões de temas polêmicos.
Txai Wieser
Formato de encontro que funciona em cima de uma discussão em que os debatedores não são fixos, quebrando-se assim um velho conceito de apenas consumir a informação, mas também interagir e compartilhar conhecimentos e experiências. A dinâmica acontece em cima de um tema inicial conduzido pelo moderador e um timer diz a hora de trocar de tema, que vai sendo alterado de acordo com o feedback da platéia. Todos participantes podem (e devem) participar nas discussões dos assuntos! :) Alguns dos temas que discutiremos juntos: ? O futuro das plataformas. ? Tendências em arquiteturas de apps. ? Gerenciadores de dependências. ? Storyboards vs. Código. ? Entre outros temas. Sugestões são bem-vindas!
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016

10:00 às 18:30 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS, watchOS, tvOS e macOS.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores

DIAMOND


SILVER


Apoio


Patrocinadores de Trilhas


REALIZAÇÃO