Ícone PHP

Trilha PHP Construindo a web com qualidade, objetividade e ótimas soluções

Descrição do evento

"PHP é uma das principais linguagens de programação web do mercado, está presente em inúmeros sites, projetos open-source, na rede social mais utilizada no momento, além de ser uma linguagem utilizada na contrução de vários frameworks. Esse ano, a linguagem está completando 20 anos e vai receber uma das maiores e melhores atualização em sua versão 7. Esta trilha tem como objetivo principal mostrar todo o poder dessa linguagem, trazer suas principais ferramentas, metodologias, projetos que estão no mercado, além de mostrar suas principais características para aqueles que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o PHP. "

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
CakePHP 3.0 o bolo ainda serve muita gente

PHP em alta como nunca, frameworks cada vez mais em alta, componetização e tudo mais, sera que ainda tem lugar para o CakePHP? A resposta vocês vão saber nessa palestra, vamos conhecer a versão 3 desse framework que tem suas caracteristicas ageis e simplificadas, agora tentando se enquadrar no mercado dos gigantes.
11:10 às 12:00
Preciso criar uma API, e agora? Apigility + Doctrine

Cada dia mais aplicativos surgem na internet com a necessidade de interação entre eles, tornando quase pré-requisito o uso de APIs para sistemas novos e legados. Para isto, será demonstrado como criar uma API de maneira rápida e padronizada, utilizando o Framework ZF2 com Apigility e Doctrine.
Automatizando Tarefas com Phing

Cada vez mais precisamos buscar otimizar o nosso tempo para ser mais produtivo e entregar valor aos clientes ou apenas para não fazer tarefas repetitivas. Phing é uma ferramenta desenvolvida em PHP baseada no Apache Ant para a automatização de tarefas como criar pastas e executar scripts.
A palestra tem como objetivo demonstrar como executar tarefas e também criar tarefas customizadas com o Phing. Porém para alcançar esse objetivo a palestra também abordará o que é uma ferramenta de automatização, para que precisamos de uma ferramenta como essa, o que é o Phing e como estender o Phing. Para cada tópico abordado será demonstrado um exemplo prático e possíveis detalhes sobre a implementação.
12:10 às 13:00
Logs Centralizados e Programação Orientada a Aspecto

Veremos como usar e analizar logs com Monolog, Logstash e Elasticsearch.Um banco de dados orientado a documentos frequentemente listado como uma das ferramentas do Big Data.Hoje ele e usado por empresas como GitHub, Facebook, TheGuardian, Globo.com e outras?
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
Além do MVP com PHP

Nós desenvolvedores muitas vezes temos ideias de negócios milionários e de grande impacto, mas normalmente temos dificuldade em definir qual tecnologia utilizar para tirar essas ideias do papel. Um conceito muito utilizado no meio de startups é o MVP, ou Minimo Produto Viável. Basicamente, você cria o menor produto possível da sua grande ideia, ou seja, um protótipo. Assim, você consegue identificar e corrigir os problemas rapidamente ou descartar o modelo caso necessário. Nesta palestra, apresento formas de utilizar o UpStream de tecnologias como Micro Services, DDD, TDD e REST para construir APIs escaláveis de MVP. Se você tomar a decisão certa no início, dificilmente precisará trocar seu framework ou tecnologia utilizada pra atender à evolução.
Desenvolvimento Orientado a Objetos com Adianti Framework

Conceito de Orientação a Objetos;
Apresentação da Framework;
Apresentação da IDE;
Como a ferramenta trabalha com UML e Orientação a Objetos;
Case de uso da Framework para criação de um CRUD com datagrid em 10 minutos.
15:10 às 16:00
DRYing the Skeleton: Reducing code repetition in ZF applications

Se você trabalha com ZF2 as chances são de que você tenha baseado suas aplicações no tutorial da Skeleton Application, de Rob Allen. Embora seja uma grande e inestimável ajuda, a Skeleton apresenta alguns problemas, como a extensa repetição de código-fonte e a falta de conteúdo sobre relacionamentos entre entidades. Nesta palestra demonstrarei como resolver estas questões com injeção de dependências e heranças, criando uma aplicação muito mais DRY e de fácil manutenção.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
PHP7 - A maioridade do PHP

Nessa palestra apresentarei o que mudou e por que mudou na nova major version do PHP. Grandes mudanças possibilitaram uma melhor padronização da linguagem, novas possibilidades e encorparam ainda mais esse universo que temos. Definitivamente está se atualizando e melhorando muito atualmente.
17:40 às 18:30
Fishbowl sobre PHP

Vamos falar sobre PHP? Esse fishbowl é para conversarmos sobre as novidades do PHP7, mas não iremos nos ater apenas a isso, falaremos também sobre o que está rolando no desenvolvimento na comunidade e nas empresas. Esse é o momento de debater a sua opinião com grandes nomes do mercado!
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas em expandir seus horizontes aprendendo mais sobre essa linguagem dinâmica, rápida e robusta.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO