Ícone Arduino & Makers

Trilha Arduino e Makers Revolução do Faça você mesmo

Descrição do evento

Uma trilha para amantes de software e hardware. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID e muito mais. Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe !

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
O Arduino mudou a minha vida!

Pretendo falar sobre como comecei a programar Arduino, o produto que desenvolvi, os projetos que já fiz e a plataforma de ensino on line que pretendo lançar!
Estufa Inteligente - utilizando Arduino para controle e monitoramento

A palestra irá apresentar a solução desenvolvida para fazer o monitoramento e controle dos principais parâmetros climáticos que influenciam no cultivo de plantas dentro de uma estufa. Apresentaremos alguns aspectos sobre o cultivo de plantas e como foi desenvolvida uma solução de baixo custo utilizando arduino, sensores, relés e códigos em php e em iOS. O sistema permite a visualização das leituras dos sensores e a configuração de acionamento dos controladores.
11:10 às 12:00
White Box: Um hardware barato para compreender o controle PID na prática

Esta palestra trata da demonstração do uso de um dispositivo de baixo custo, montado em protoboard, com um LED RGB e um fotoresistor e um Arduino Nano, montando uma malha fechada de controle de luminosidade, no interior de uma ?white box? (uma caixa que garante a condição de luminosidade e que faz o jogo de palavras com os modelos ?black box?, usados em controle de processos). Serão demonstrados os procedimentos de calibração e de sintonia do controle de luminosidade, com o uso da montagem de baixo custo e de alta portabilidade. O objetivo é disseminar não só a cultura do uso do Arduino, mas também o uso de controladores automáticos com leis P+I+D.
12:10 às 13:00
Arduino aplicado em circuitos vestíveis

Introdução aos Wearables e as versões de Arduino existentes para este tipo de aplicação; explanação de alguns projetos (t-shirt Iron Man, Heartband, etc) e ao final a demonstração de cada um dos protótipos.
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
Do Diy para o DIT: a aventura de manter um Hackerspace

As aventuras e desventuras de manter um espaço coletivo e livre, centrado em tecnologia. Os desafios quando você se propõem a avançar do "faça você mesmo" para o "vamos fazer juntos". Queremos compartilhar com você as experiências do Matehackers, primeiro hackerspace de Porto Alegre, desde 2012, desenvolvendo várias atividades e principalmente: convergindo pessoas das mais diferentes áreas em um único espaço, para troca de conhecimentos e experiências, descobertas e criações.
15:10 às 16:00
Construindo um Drone Open-source

Tendência que está em alta hoje em dia, é a utilização de drones nas mais variadas áreas, eles estão evoluindo e se tornando cada vez mais estáveis, seguros e acessíveis. Vamos mostrar o nosso desafio, que é construir um drone praticamente do zero, comprando peças separadas e aprendendo mais sobre elas. O objetivo é criar um drone salva-vidas para auxiliar o corpo de bombeiros no resgate de pessoas em lagos, rios e mar, agilizando o primeiro contato com a vítima através de uma bóia, onde pode-se ganhar alguns minutos que fazem toda a diferença quando se trata de uma vida.
Arduino e Wearables

Aplicação de Arduino em peças de roupas. O objetivo é apresentar uma investigação sobre o uso de wearables, através de projetos desenvolvidos com alunos de Moda e da área da TI.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
Como enviar dados pelo arduino para a nuvem?

Você já pensou em fazer algum protótipo com arduino e desistiu pois era muito complicado enviar os dados coletados para a nuvem? Vamos simplificar isto! Confira conceitos e dicas de como enviar seus dados para a nuvem através de um arduino.
Medição de Umidade Relativa do Ar: Construindo Seu Próprio Psicrômetro

Nem só de adquirir sensores dependem as montagens de um maker. Muitas vezes é necessário usar os conhecimentos de física para construir seu próprio sensor. O objetivo dessa palestra é relatar a construção de um medidor de umidade relativa do ar - um psicrômetro ? para uso em uma estufa de secagem de papel, usando microcontroladores Arduino.
17:40 às 18:30
ESP8266 101: baby steps

Apesar de ainda não muito populares, os módulos ESP8266 têm feito bastante sucesso devido ao seu baixo custo e infinitas possibilidades de uso. Seja com uma Arduino como base, ou programando diretamente no módulo, ele permite colocarmos projetos inteiros em rede utilizando WiFi. Isto introduz a liberdade de controlarmos e monitorarmos dispositivos, antes isolados, até mesmo pela Internet. Esta palestra faz uma introdução ao ESP8266, mostrando seu funcionamento, facilidade de uso e fornece ideias e sugestões de projetos para a plateia.
Peças Inteligentes

Apresentar exemplos de projetos na IoT, como wearables, automação residencial e cidades inteligentes. Os exemplos incluem roupas funcionais ou lúdicas, fechaduras eletrônicas, sensores em veículos, monitoramento do ar.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas de software e hardware.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO